11 tendências do marketing digital para 2020Tempo de leitura: 6 min

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A cada dia que passa surgem novos recursos tecnológicos no marketing digital. Isso acontece porque a tecnologia abre as portas para proporcionar mais velocidade, segurança e eficiência no mundo dos negócios.

Por isso, empresas que estão sempre ligadas nessas inovações tendem a se destacar da concorrência e a conquistar o mercado com mais facilidade. Afinal, as oportunidades de crescimento são infinitas.

Conheça algumas tendências para 2020 para você começar a se inspirar e implementar na sua empresa. Continue a leitura e saiba mais!

1. Redes sem fio em ultra velocidade

As redes sem fio vão acelerar ainda mais as conexões. Com a transformação digital, a 5G surge para ajudar as empresas a se comunicarem de uma forma eficaz, e muito mais rápida, com os seus públicos.

Em decorrência da internet rápida, os produtos de cibersegurança para redes domésticas também estão ganhando cada vez mais força. Assim, os usuários podem utilizar diversos equipamentos de forma automática, desde que sejam modernos e estejam conectados com a internet.

Para ter uma ideia, você pode pedir para o seu micro-ondas esquentar o leite somente falando esse comando em voz alta, dentre outras inúmeras possibilidades.

2. Telefonia digital

Foi-se o tempo em que as empresas gastavam um valor exacerbado com telefonia. O futuro das ligações telefônicas, via digital, é um grande avanço para a comunicação.

Com ela, o cliente pode ligar para a empresa e ser direcionado para um vendedor que está em qualquer lugar no mundo sem precisar pagar a mais por isso.

Além disso, é possível receber e fazer ligações de diversos aparelhos (tablets, computadores e em um futuro não muito distante, pela própria televisão!). Tudo isso, é claro, com muito mais tecnologia e novos recursos.

3. Lei de Proteção de Dados

Não é nenhuma novidade que a lei de proteção de dados, implementada em maio de 2018, veio para ficar, não é mesmo? A tendência é que ela seja cada vez mais aperfeiçoada para garantir a privacidade das pessoas na internet.

Sendo assim, as empresas precisam ficar sempre de olho em novos provedores e softwares que ajudam a gerenciar os dados dos seus clientes de uma maneira segura e inteligente.

4. Consumo consciente

Os consumidores estão cada vez mais exigentes em promover um mundo mais humano, saudável e limpo para as próximas gerações. Quando buscam por determinada marca isso não é diferente.

As pessoas buscam por empresas que entendam sobre o impacto negativo do consumo exagerado e que têm responsabilidade social e ambiental. Assim, questões como veganismo e também produtos eco-friendly vão ganhar mais espaço.

5. Vídeos, vídeos e mais vídeos no marketing digital

Certamente, ainda em 2019 você ficou sabendo que uma das principais tendências do marketing digital eram os vídeos, certo? Para 2020 isso não será diferente: eles continuarão em alta.

Mais do que isso, as organizações tendem a gastar mais com anúncios em vídeos, aperfeiçoando o seu conteúdo e tornando as suas transmissões cada vez mais profissionais.

6. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo também está ganhando cada vez mais espaço no mundo on-line. Uma recente matéria publicada pela Smart Inside aponta que ele será cada vez mais aplicado em todos os tipos de negócio.

Isso acontece porque o marketing de conteúdo causa um grande impacto que dá suporte em toda a jornada de compra do cliente. Assim, ele mantém atualizado todos os canais digitais da marca de uma forma inteligente e muito estratégica.

7. União de pago e orgânico

Convenhamos: o pago e o orgânico devem andar juntos. Isso porque, eles são conceitos e estratégias que precisam se completar. É claro que o orgânico precisa SEMPRE vir em primeiro lugar. No entanto, vale a pena investir em mídia paga para dar uma impulsionada nos negócios.

O conceito de organic first (orgânico primeiro), integra melhor todas as mídias. Além disso, essa estratégia faz com que a sua empresa trabalhe melhor com os algoritmos que medem a relevância do seu conteúdo entregue.

8. Inteligência competitiva

Big Data, dados, business intelligence… Esses conceitos trazem um futuro promissor para as empresas que trabalham com uma excelente inteligência competitiva no marketing digital.

As ações estratégicas das empresas se tornarão cada vez mais orientadas a dados e com informações qualitativas. Com isso, criarão sempre novas estratégias para posicionar as suas marcas sempre em primeiro lugar na mente dos seus consumidores.

9. Pesquisa de mercado focada e on-line

Ainda falando sobre a importância da análise de dados para a tomada de decisão, as empresas tendem a investir mais na pesquisa de mercado focada e on-line. Afinal, as pesquisas de satisfação têm um papel extremamente importante no desempenho do marketing digital das marcas.

Questionários estratégicos serão cada vez mais construídos para avaliar o poder da marca na mente dos seus consumidores. Eles devem orientar as promoções de vendas, lançamento de novos produtos, qualidade do atendimento e muito mais.

10. Automação de marketing

Apesar de você já conhecer este conceito, saiba que a automação de marketing só tende a crescer. Isso porque, o piloto automático deve funcionar para todas as empresas.

No entanto, a automação de marketing digital vai muito além de fazer o usuário se cadastrar em uma newsletter e vender o produto sozinha. Ela não tem limites! Atualmente, já existem diversas soluções para conduzir o usuário pela jornada de compra e isso só tende a crescer e a se aperfeiçoar.

11. Humanização das marcas no marketing digital

É claro que a tecnologia surge para ajudar as empresas a se relacionarem com os seus públicos de uma forma automática. No entanto, outra tendência muito forte e importante é a humanização das marcas.

As marcas precisam demonstrar que o seu público é essencial e importante para elas. Por isso, os atendimentos em todos os canais precisam ser cada vez mais humanizados, considerando resolver sempre as dores de cada persona.

A troca entre a empresa e o consumidor precisa ser realizada de uma forma natural e não-forçada. Ou seja, é preciso construir um relacionamento personalizado e baseado na confiança do usuário.

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