5 dicas de nutrição de leads para vender maisTempo de leitura: 4 min

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nutrição de leads para vender mais Inspire Digital

Aumentar as visitas no site da sua empresa é ótimo, mas chega uma hora em que a necessidade de melhorar as conversões vai falar mais alto — e é aí que entra a nutrição de leads.

Leads nada mais são do que clientes em potencial, ou seja, pessoas que deram informações de contato em troca de algum conteúdo. Se o seu site possui um bom número de visitas, mas ainda não está gerando muitas vendas, significa que você precisa trabalhar mais na geração e nutrição de leads.

Nutrir leads significa construir, manter e melhorar o relacionamento entre sua empresa e seus contatos a partir de diversos meios de comunicação online. Esse processo pode ocorrer em várias etapas, estando a pessoa perto da compra ou não.

Isso é feito para aumentar a credibilidade da empresa e fazer com que o cliente em potencial confie mais na marca, sentindo-se mais propenso a comprar. Afinal, leads bem qualificados possuem uma chance muito maior de serem convertidos.

Quer fazer uma boa nutrição de leads? Acompanhe essas 5 dicas e faça o teste aplicando em sua empresa nos próximos meses!

1. Planeje sua nutrição de leads

O planejamento deve ser o passo inicial para qualquer estratégia de nutrição de leads. Afinal, é preciso saber qual objetivo você deseja que seus contatos alcancem para definir como levá-los até ele.

Busque saber mais sobre o comportamento de compra do seu público, entenda o que ele faz e o que pesquisa antes de fechar uma compra. A partir daí, defina por quais estágios ele deve passar e quais conteúdos podem ser oferecidos em cada etapa.

2. Construa uma base de leads qualificados

Uma boa nutrição de leads começa com a geração de leads qualificados. Aqui, é importante ter em mente que não adianta muito insistir em pessoas que, na verdade, não vão comprar seu produto de forma alguma.

Para evitar esse tipo de contato na sua base, é preciso definir o que realmente é um lead qualificado. Na hora de definir o público ideal para sua empresa, pesquise quais são as principais características deles, que cargo eles ocupam, qual a faixa salarial, entre outros. Algumas informações podem ser determinantes para separar quais leads são qualificados dos que não são.

Uma boa forma de identificar quais são as características ideais é construir uma Buyer Persona. A nutrição de leads deve focar nas pessoas que possuam características típicas de quem se interessa de verdade pelo seu produto.

Outra alternativa muito interessante é garimpar por mais informações do lead enquanto a nutrição ocorre. Você pode criar mensagens, e-mails e landing pages que peçam por informações mais avançadas para seu lead. Com isso, você segmenta ainda mais seus clientes.

3. Não fique só no e-mail marketing

É claro que o e-mail marketing é uma das ferramentas mais importantes na nutrição de leads, porém, se você quer ir além, é essencial não se limitar a ele.

Busque outros meios de comunicação online que também podem te ajudar a se relacionar melhor com seus clientes. Redes sociais e chats online, por exemplo, também podem ser incluídos na nutrição para compartilhar conteúdos.

4. Crie uma sequência para as mensagens

Um fluxo de nutrição bem estruturado deve ter uma sequência lógica entre as mensagens que são enviadas para o lead. Você precisa enviar a mensagem adequada para o lead em cada etapa do funil e oferecer conteúdos que o levem a avançar em direção à conversão.

Defina qual e-mail deve ser enviado depois que a pessoa baixa um determinado e-book e quais outros conteúdos podem ser oferecidos nessa mensagem. Quando o leitor estiver mais próximo da compra, que tal pedir pra ele entrar em contato com um vendedor?

5. Busque a ajuda de uma consultoria de Inbound Marketing

Uma consultoria de Inbound Marketing pode melhorar bastante a sua nutrição de leads e ajudar a aumentar as vendas da empresa. Montar toda essa estratégia e mantê-la rodando não é fácil, mas uma boa consultoria vai ser essencial para planejar as melhores ações de marketing para o seu negócio.

Viu como é importante ter uma estratégia de nutrição de leads bem estruturada? Se quiser se aprofundar no assunto, não deixe de dar uma olhada no nosso artigo sobre ferramentas de mensuração de resultados de marketing digital.

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