em Empreendedorismo, Produtividade
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 0 Flares ×

É indispensável saber como aumentar a produtividade da equipe. Isso porque colaboradores produtivos conseguem entregar melhores resultados, e tornar o empreendimento mais competitivo e lucrativo em seu segmento de atuação. Mas como fazer isso?

Conheça as 5 dicas que selecionamos para otimizar a produtividade da equipe.

1. Defina metas inteligentes e desafiadoras

As metas contribuem claramente para alinhar a equipe e canalizar esforço, como uma espécie de bússola. Por isso é importante saber como defini-las e compartilhá-las internamente.

Um dos padrões mais conhecidos de metas é o SMART, que destaca cinco características que são sempre necessárias. Nesse caso, boas metas devem ser: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais (com tempo bem definido).

É importante que a meta seja desafiadora, capaz de afrontar o status quo da companhia. Porém, ela também deve ser realista para que a equipe possa alcançá-la.

2. Gerencie o tempo das tarefas

Muitas vezes, a falta de produtividade está encoberta pela má administração do tempo. Os funcionários perdem muitas horas de trabalho com coisas desnecessárias, como o excesso de reuniões ou checagem dos e-mails diários.

Por isso, é necessário saber gerenciar o tempo das tarefas. Defina com clareza o que deve ser feito, quem é o responsável e quando o material deverá ser entregue. Use prazos curtos, assim, você conseguirá manter o time focado e evitar distrações.

3. Crie uma cultura de produtividade

A cultura organizacional refere-se ao pensamento que é compartilhado dentro da empresa. Quando se cria uma cultura de produtividade, os funcionários entendem que isso é algo realmente importante, e que todos devem trabalhar duro! Mas como criar uma cultura assim?

Comece eliminando as reuniões desnecessárias. Quando precisar organizar encontros, seja objetivo e dinâmico. Dentro da empresa, compartilhe a ideia de que tudo por ser feito em algumas horas de esforço.

Além de tudo, é importante criar um sistema de meritocracia, onde os funcionários são recompensados de acordo com o seu desempenho. Utilize uma estratégia de plano de cargos ou remuneração variável (comissão, bonificação, etc.).

4. Aprimore o diálogo dentro da empresa

A comunicação interna tem um importante papel para aumentar a produtividade da equipe. Quando há um diálogo claro e consistente dentro da empresa, os funcionários ficam mais bem informados, alinhados e engajados na busca pelos resultados.

Para isso, implemente novos canais de comunicação. É possível usar várias ferramentas, desde mural de recados até redes sociais corporativas. Além disso, é preciso eliminar qualquer ruído (como fofoca ou discussões) que possa prejudicar o diálogo interno.

5. Invista no bem-estar da equipe

Uma recente pesquisa da Sodexo afirma que empresas que investem na qualidade de vida dos funcionários são cerca de 70% mais rentáveis e 86% mais produtivas. Não é à toa que as maiores companhias do mundo já utilizam essa estratégia!

Para melhorar o bem-estar da equipe, você pode:

  • incentivar a prática de exercícios físicos;
  • oferecer uma alimentação mais saudável;
  • estimular o equilíbrio da vida profissional/pessoal do colaborador;
  • implementar benefícios complementares.

Essas são formas eficientes de otimizar os resultados dos seus funcionários. Busque aplicá-las e ter disciplina para manter cada mudança a longo prazo!

Agora que você está por dentro do assunto e sabe como aumentar a produtividade da equipe, aproveite para continuar aprendendo: assine a nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão!

Posts recentes
Comentário
  • luiza
    Responder

    excelente apresentação .
    Estou prestes a inaugurar o meu escritorio de assessoria empresarial e contábil com um portfolio de serviços bem abrangente no segmento de negócios. Vou precisar de seus serviços na prospecção de clientes.
    Como faço para obter uma proposta?

Deixe um comentário

Contate-nos

Digite o que procura e pressione "enter" para realizar a busca

Conheça o WhatsApp Business