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Criar um blog de sucesso é um passo importante para as empresas que desejam construir uma boa presença digital. Afinal, o blog permite aumentar o número de visitas em seu site, educar os seus clientes e até mesmo gerar novas oportunidades de negócio, aumentando os seus lucros.

Se você deseja criar um blog de sucesso para a sua empresa, confira agora 5 passos essenciais que você não pode deixar de seguir!

1. Tenha um objetivo claro

O primeiro passo para criar um blog de sucesso é definir um objetivo a ser alcançado. Sem uma meta bem estabelecida, você não será capaz de medir a eficiência de suas ações e terá dificuldades na hora de escolher as métricas certas para medir os seus resultados.

Você quer aumentar o número de visitas? Quer gerar leads? Quer educar os seus clientes? O seu objetivo é o que direcionará as suas estratégias e o tipo de conteúdo que você produzirá, ajudando sua empresa a crescer com o marketing digital.

Tenha em mente que um dos grandes diferenciais do marketing digital é que ele permite um acompanhamento dos resultados da campanha de maneira muito mais precisa do que ocorre no tradicional. Por isso é tão importante definir os objetivos dela, uma vez que é em função deles que você trabalhará melhor com ferramentas como o Google Analytics, por exemplo.

Caso você não o conheça, saiba que ele é um serviço que permite receber relatórios sobre toda a movimentação que acontece no seu blog, incluindo dados a respeito do público que chegou até ele, origem de tráfego, páginas mais acessadas, entre outros.

2. Defina a sua persona

Conhecer bem o público que você deseja alcançar é outro elemento muito importante para garantir o sucesso de um blog. Por isso, você deve definir a sua persona antes de criar conteúdo, pois somente conhecendo suas características e objetivos será possível criar o material certo para atraí-la.

Além de ajudar a definir os temas a serem discutidos em seu blog, saber mais sobre o seu público vai ajudá-lo a definir as palavras-chaves a serem trabalhadas em seu conteúdo.

Construir a sua persona, ou o arquétipo do seu melhor cliente, é algo que pode ser feito quando você se pergunta a respeito do perfil de cliente típico de sua empresa. Quem é ele? Por quais assuntos se interessa? Qual é o seu nível de instrução? Quem são seus maiores influenciadores?

Perguntas como essas permitem que você identifique o que seu consumidor ideal procura na sua empresa. Em seguida, você pode definir o perfil do cliente a partir dessas respostas para elaborar um personagem. É para ele que seu conteúdo terá que ser direcionado daqui para a frente.

3. Faça um bom planejamento de conteúdo

O conteúdo de seu blog não pode ser criado aleatoriamente, deixando de lado a evolução do seu cliente pelo funil de vendas e não ajudando você a conquistar o seu objetivo. Por isso, o planejamento é essencial para quem deseja criar um blog de sucesso. Com ele, você poderá definir textos que ajudarão na jornada do cliente e que tenham relação direta com o seu objetivo.

O planejamento também evitará que você fique sem ideias para o blog, pois os temas a serem desenvolvidos serão definidos com antecedência. O ideal é fazer uma projeção de, pelo menos, três meses. Assim, você terá mais tempo para avaliar o sucesso de sua estratégia e poderá propor ajustes para conquistar melhores resultados.

Sobretudo, um bom planejamento vai depender dos objetivos que você tem para o blog. É preciso que eles estejam bem claros. Esses objetivos podem ser a obtenção de determinado número de leads, aumento do tráfego, fortalecimento da marca com os consumidores, entre outros.

Uma vez traçados, elabore um calendário editorial para organizar suas tarefas e facilitar o processo de elaboração (considerando o tipo de conteúdo, o formato, os redatores que irão desenvolvê-lo e os dias de publicação).

Para facilitar o seu trabalho, use tabelas e recursos tecnológicos. Escrevendo com foco nas personas e usando as métricas certas, fica muito mais fácil manter os resultados dentro das expectativas.

4. Invista em SEO para criar um blog de sucesso

Um fator-chave para criar um blog de sucesso é garantir que ele conquiste as melhores posições nas buscas do Google. Assim, você poderá aumentar consideravelmente o número de visitas em seu blog, o que o ajudará a alcançar um número maior de clientes.

Por essa razão, o seu blog deve ser criado seguindo as melhores práticas de SEO, utilizando corretamente as tags HTML e com conteúdo focado em palavras-chave relevantes para seu negócio. Assim, você contribuirá para que os robôs de busca naveguem por seu site, identifiquem os termos-chaves de seu conteúdo e atribuam a ele melhores posições nos sites de pesquisa.

É importante destacar que, mesmo que seu blog ofereça conteúdo útil para a audiência, sem fazer uso de boas práticas de SEO, dificilmente você alcançará as melhores posições nas pesquisas.

O motivo disso é que a qualidade do texto não é o único fator que faz a diferença na internet. Questões como escaneabilidade e o correto uso de palavras-chave, por exemplo, também contam muito no ranqueamento.

Para os buscadores, garantir a melhor experiência possível para o usuário é o que determina as melhores colocações. Por isso, evite práticas como a cópia de textos e invista em design responsivo para que o seu conteúdo contemple também os usuários de smartphones e tablets.

5. Promova nas redes sociais

De nada adianta criar um blog se o seu conteúdo não consegue alcançar o seu público. Para isso, você pode contar com as redes sociais. Elas são um ótimo instrumento para ajudar você a promover o seu texto e a alcançar o público-alvo de sua empresa. Por isso, crie perfis nas mídias mais usadas por sua persona e publique com frequência os conteúdos criados por você, mantendo os seus fãs e seguidores interessados nos materiais produzidos.

Além de auxiliá-lo na manutenção de um bom relacionamento com seus clientes atuais, as redes sociais podem ajudar o seu trabalho a alcançar um número ainda maior de pessoas, influenciando diretamente no sucesso do seu blog.

Mas tenha prudência: antes de sair criando perfis para a sua marca nas mais variadas redes sociais, procure compreender o perfil de cada uma delas primeiro. Assim, você pode estruturar campanhas mais efetivas em função da característica que cada uma apresenta.

O Instagram, por exemplo, é uma rede social voltada para o uso de imagens, ou seja, nela não adianta publicar textos longos. Já o Twitter tem o limite de 140 caracteres, o que exige uma capacidade maior de resumir informações e trabalhar com links. Enfim, procure estudar o perfil das redes sociais e então adote o uso de aplicativos como o Everypost e o HootSuite.

Gostou das dicas que você conheceu neste artigo para criar um blog de sucesso? Entre em contato conosco e confira mais detalhes sobre como podemos ajudá-lo!

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