5 tendências do marketing digital que você não pode ignorarTempo de leitura: 3 min

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Cada vez mais, o consumidor brasileiro está conectado. Não só em casa, mas na rua por meio de dispositivos móveis, o público acessa a internet a todo momento, em redes sociais, sites de compras, e-mail, chats etc.

Por isso, essa é uma excelente oportunidade para sua empresa se divulgar e, para te ajudar nessa empreitada, preparamos esse texto com 5 das maiores tendências do marketing digital da atualidade.

Dispositivos móveis

Smartphones e tablets com acesso à internet fazem cada vez mais parte da vida do consumidor – muitos já até utilizam esses aparelhos mais do que o próprio computador. Por essa razão, as estratégias de marketing online não podem ser mais traçadas pensando somente no acesso via desktop ou laptop.

Os dispositivos móveis permitem estratégias usando localização geográfica, redes sociais (algumas delas voltadas principalmente para esses aparelhos), e-commerce, atendimento ao cliente, além de muitas outras.

Junto com a disseminação dos dispositivos móveis, uma tendência que cresceu muito foi a dos sites responsivos. Trata-se daquelas páginas que adaptam corretamente o seu conteúdo para ser bem visualizado em diversos tamanhos e formatos de tela, permitindo que uma mesma página seja vista adequadamente tanto em computadores quanto em smartphones e tablets. Para o consumidor moderno, que passa grande parte do seu tempo conectado em dispositivos móveis, essa prática se tornou fundamental para o sucesso de qualquer site.

Marketing de conteúdo

Em vez de tentar conquistar o cliente empurrando ofertas, muitas empresas já optam pela utilização de conteúdos para atrair seu público. Ensinar sobre o que você comercializa, sejam produtos ou serviços, antes de tentar convencer alguém a comprar não só é eficiente para realizar a venda como também melhora a imagem da empresa como autoridade no assunto.

O marketing de conteúdo pode ser construído por meio de textos para blog, e-books, webinars, vídeos, infográficos, além de uma infinidade de outros formatos eficientes na hora de passar conhecimentos ao consumidor.

Automação de marketing

Ao gerar um grande volume de clientes em potencial, que precisam ser abordados com conteúdos e ofertas, uma equipe de vendas pode ficar sobrecarregada. Para isso, a automação de marketing é uma excelente saída.

Tarefas que precisariam ser feitas manualmente pela equipe, que precisaria verificar quais envios são adequados para cada cliente em cada momento, podem ser feitas de uma forma automática.

É possível programar o envio de acordo com um determinado comportamento online ou perfil, determinar horários para os envios, obter relatórios que mostram os resultados de cada ação, dentre outras vantagens.

Vídeos

Esse formato é uma tendência fortíssima. Afinal, ele possibilita passar informações de forma muito mais completa e rica se comparado a formatos como o texto ou a imagem estática. Com os vídeos, é possível criar virais engraçados, tutoriais, demonstrações do uso de produtos e serviços, entre muitas outras modalidades.

Além dessa imensa versatilidade, o formato possui grande capacidade de engajar o público. Sabe-se que páginas com vídeo possuem uma taxa de conversão bastante elevada, sendo capazes de reter a atenção dos visitantes por mais tempo. Afinal, não é à toa que o YouTube se tornou o gigante que é hoje em tão pouco tempo!

Marketing de influenciadores

A Internet criou milhares de influenciadores digitais, que são pessoas que atuam em determinados nichos e possuem uma quantidade considerável de seguidores. Bons exemplos disso são YouTubers ou blogueiros especializados em temas diversos, como culinária, maquiagem, organização, limpeza, cultura, etc.

Diferente do uso de celebridades mundialmente conhecidas, o uso de influenciadores é bem menos dispendioso e pode ser uma excelente forma de divulgação, pois são bastante especializados e suas dicas são muitas vezes valorizadas pelo público.

Agora é com você! Analise as tendências do marketing digital que mais podem ajudar sua empresa a crescer e comece já a colocá-las em prática! E para aprender ainda mais, que tal ler o nosso post sobre o Inbound Marketing?

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