7 passos para fazer um plano de marketing eficiente para sua empresaTempo de leitura: 4 min

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plano de marketing Inspire Digital

Elaborar um plano de marketing é essencial para que o gestor consiga direcionar seus esforços para as estratégias mais relevantes em determinado período, fazendo com que sua empresa cresça e obtenha excelentes resultados.

Por meio desse planejamento, é possível identificar a situação atual de seu negócio, analisar o mercado e definir os objetivos e metas a serem alcançados. Apesar de parecer algo complicado, essa é na verdade uma tarefa simples, mas que demanda uma boa dose de dedicação e estudo.

No post de hoje, mostraremos a você como montar o seu plano de marketing. Acompanhe!

1. Analise o cenário interno

Para iniciar o plano de marketing de sua empresa, você deve avaliar qual é a situação atual do empreendimento. Identifique como estão as suas vendas, o que a a equipe tem feito e tem funcionado, etc.

Faça um levantamento interno de todas as informações que dizem respeito às forças e às fraquezas do negócio e organize-as em listas separadas. Dessa forma, ficará bem mais fácil definir seus objetivos estratégicos.

2. Analise o cenário externo

Agora que você já conhece a realidade interna de sua empresa, você deverá analisar as questões relacionadas a fatores externos a ela, mas que influenciam em seu funcionamento e viabilidade.Nesta análise, você deverá contemplar informações como: economia, tecnologia, aspectos legais, forças de mercado, panorama geral de seu setor e tendências de mercado. Esse é o momento de pensar em estratégias para direcionar os esforços da equipe naquilo que você pretende alcançar.

3. Identifique o seu público-alvo

Com o panorama do empreendimento e o contexto de mercado em que ele está inserido prontos, é hora de identificar para quem serão direcionadas as suas ações de marketing.

Aqui, busque todas as informações referentes ao seu público-alvo, como idade, sexo, localização, hábitos de consumo e disposição de compra. Oferecendo ao público certo exatamente o que ele deseja, no momento certo, as chances de realizar uma venda aumentarão consideravelmente.

4. Faça um benchmarking

O benchmarking é uma técnica que trabalha a comparação de sua empresa com seus concorrentes, sejam eles diretos ou indiretos. Seu principal objetivo é a identificação das melhores práticas de mercado.

Por meio deste comparativo, você consegue avaliar o que os concorrentes estão fazendo que está funcionando e adaptar estas estratégias em sua empresa, seja no posicionamento de marca, ações realizadas ou processos de produção e distribuição.

Você também pode avaliar o que falta no seu mercado de atuação e oferecer exatamente esse diferencial.

5. Monte uma matriz SWOT

Para montar uma matriz SWOT, você irá pegar todas as informações coletadas até o momento e inseri-las em uma tabela 2×2, classificando-as como forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Por meio da SWOT, você conseguirá avaliar com mais clareza quais são os pontos em que sua empresa precisa melhorar, quais estão bem, quais são as oportunidades que você pode (e deve!) aproveitar e quais são as ameaças que podem lhe afetar.

6. Elabore as ações e campanhas

Com todas as informações devidamente coletadas e analisadas, é chegada a hora de elaborar as ações e campanhas de marketing do negócio. O primeiro asso é definir quais serão os objetivos e metas a serem alcançadas e, depois, pensar em meios (ações) para atingi-las.

Durante essa fase, é fundamental que se desenvolva um cronograma a ser seguido e avalie-se a viabilidade de cada ação de acordo com a verba disponível. De nada adianta elaborar ações mirabolantes se seu orçamento não for o suficiente para bancá-las.

7. Estabeleça um método de avaliação

Independentemente da ação a ser realizada, é imperativo que exista algum método de avaliação de sua efetividade. Por isso, nesta etapa do planejamento, também deverão ser definidos os KPI’s (indicadores de desempenho).

Tenha em mente que a avaliação dos resultados deve ser realizada durante todo o processo de execução das ações, permitindo a realização de correções quando for necessário e evitando o desperdício de verba.

Agora que você já sabe como fazer um plano de marketing, aproveite a visita ao nosso blog e veja esse post com 5 dicas para planejar ações de marketing digital!

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