7 tendências de marketing digital para 2018Tempo de leitura: 6 min

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O ambiente digital passa por transformações constantes e, às vezes, pode ficar bem difícil acompanhar as tendências que podem levar o seu negócio a se destacar mais a cada ano.

Decidir quais novidades usar e como incorporá-las em sua estratégia de marketing digital para alcançar os objetivos de sua empresa não é um trabalho fácil.

Para te ajudar nessa missão, reunimos aqui algumas das ideias com maior potencial de sucesso neste ano. Confira, a seguir.

7 tendências para o marketing digital em 2018:

1. TRANSMISSÕES AO VIVO

Produzir conteúdos em vídeo é uma ótima estratégia de marketing digital e traz excelentes resultados. Esse tipo de formato faz grande sucesso no Brasil, segundo país que mais consome vídeos no YouTube no mundo. Já há algum tempo, a produção audiovisual vem sendo priorizada no Facebook e Instagram .

Em 2018, os vídeos continuam em alta, mas com um diferencial: a aposta são as transmissões ao vivo. Nesse formato, o público pode interagir imediatamente com quem fala, tornando a comunicação mais próxima e pessoal – e esse é um grande atrativo.

Além disso, não é necessário ter uma grande infraestrutura para começar. Com seu computador ou celular você pode fazer uma transmissão ao vivo sem grandes dificuldades. Facebook, Instagram e Youtube já disponibilizam essa funcionalidade gratuitamente.

2. PUBLICAÇÕES TEMPORÁRIAS

Aplicativos que permitem a publicação de conteúdo efêmero, que desaparece depois de algum tempo, já são um sucesso. E as marcas têm aproveitado esse formato postando fotos e vídeos que mostram os bastidores das suas atividades, coberturas de eventos, teasers de lançamentos de produtos e até mesmo realizando enquetes.

Esse tipo de conteúdo, assim como as transmissões ao vivo, tem o poder de tornar a relação de sua empresa mais próxima com seu público. Integre essa iniciativa ao seu planejamento e aproveite os benefícios.

3. INFLUENCIADORES

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Youpix, 67% das grandes empresas afirmam que marketing de influência é estratégico dentro do seu plano de comunicação.

Influenciadores digitais são produtores de conteúdo que têm grande impacto sobre a opinião e comportamento de um determinado grupo. Trabalhar com esses criadores, permitindo que eles falem de seu produto ou serviço de sua maneira, é uma excelente forma de alcançar um segmento específico que seja importante para sua estratégia de marketing digital.

Na hora de escolher um influenciador, não foque apenas no número de seguidores ou quantas visualizações ele possui, avalie o público com o qual ele se comunica e sua taxa de engajamento. Muitas vezes, criadores com público menor possuem muito mais influência e proximidade com um determinado nicho e podem ser melhor para sua empresa do que grandes celebridades do mundo digital.

4. FOCO NO MOBILE

Hoje, a maioria dos acessos à internet é feita através de dispositivos móvel. Adaptar seu conteúdo para ser visto em todo tipo de tela tornou-se obrigatório para ter uma boa audiência e até mesmo para estar bem posicionado em sites de busca, como o Google.

Mas, para além da responsividade de seu site e e-mails marketing, caso você esteja pensando em criar um aplicativo para smartphones, preocupe-se também com o espaço que ele irá ocupar na memória do dispositivo. As pessoas estão se tornando cada vez mais seletiva com o que baixam em seus celulares devido a falta de espaço.

Para evitar esse problema, foram desenvolvidos os Progressive Web Apps, uma mistura de um site e um aplicativo. Essa é a aposta do Google para o mercado nos próximos anos. Entre as vantagens de seu uso, além de ocuparem menos espaço na memória do celular, estão a adaptabilidade a qualquer navegador e a instalação mais fácil para o usuário. Um ponto negativo é que essa tecnologia ainda não teve adesão da Apple.

Vale a pena pesquisar essa tendência de inovação e avaliar se ela se encaixa em seus objetivos de marketing digital.

5. AUTOMAÇÃO DE MARKETING

A automação de marketing facilita o entendimento de quem são as pessoas que interagem com sua empresa e de que forma. Através de plataformas para essa finalidade, é possível segmentar seu público em grupos de afinidades específicas e oferecer as informações que eles precisam e desejam de acordo com seu estágio na jornada do consumidor.

Essa é mais uma estratégia de marketing digital que permite sua marca interagir com seu público de forma personalizada. Com o planejamento certo, seu conteúdo chega às pessoas certas, no momento exato para elas. Assim, as chances de transformar um lead em cliente são maiores.

6. CHATBOTS

Outra tendência de marketing digital para 2018 são os chatbots. Muito utilizados para facilitar o atendimento ao cliente, os chatbots são inteligências artificiais que podem ser programadas para simular uma conversa humana e responder ao que são questionados com um tom mais amigável.

Com essa tecnologia, o “robô” consegue saber o que responder mesmo que a pergunta seja feita de maneira diferente do que foi programado, pois ele consegue entender algumas variações semânticas. Os mais avançados podem aprender a cada conversa e aprimorar ainda mais sua relação com o público.

Alguns aplicativos de mensagem, como o Facebook Messenger e o Slack, já permitem integrações com chatbots. As empresas têm utilizado essa inovação para automatizar alguns processos de vendas, consulta de pagamentos e atendimento a perguntas frequentes. Ao deixar as tarefas mais repetitivas com os bots, é possível otimizar o tempo e esforço de sua equipe, que pode se ocupar na solução de questões mais complexas.

7. MICRO-MOMENTOS

Imagine a cena: você está andando na rua e de repente vê algo que te desperta a vontade de comprar um determinado produto. O que você faz? Pega o seu celular, pesquisa sobre o produto, vê onde você pode comprá-lo perto de você ou em algum site e, muitas vezes, finaliza a compra na hora, certo? Pois é, esse tipo de decisão – tomada por impulso – tem se tornado cada vez mais comum e é chamado de micro-momento.

Os micro-momentos podem acontecer em diversas situações: durante o horário de almoço, no happy hour com os amigos, enquanto assiste um programa ou no trajeto de casa para o trabalho.

Empresas que conseguem entender o dia a dia de seus consumidores e antecipar esses micro-momentos, atendendo suas necessidades com a informação correta no momento exato, podem conquistar excelentes oportunidades de negócio.

Agora que você já conhece algumas das principais tendências de marketing digital para 2018, chega a hora de começar o seu planejamento! Encontre formas de aproveitar esses caminhos para proporcionar experiências melhores ao seu público e otimizar os seus retornos. Lembre-se ainda de mensurar seus resultados para ter certeza sobre o que deu certo e o que necessita de ajustes.

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