em Inbound Marketing, Marketing Digital
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Imagine a seguinte situação: você é dono ou trabalha na área de marketing em uma empresa e já realiza ações de marketing digital para conquistar novas oportunidades de negócio e fidelizar clientes. Recentemente, você tem se interessado pela metodologia de Inbound Marketing e deseja utilizá-la em sua empresa, mas não sabe por onde começar a implantar essa estratégia. Ou, então, você até sabe o que quer fazer, mas não tem pessoas suficientes em sua equipe de comunicação para executar as ações necessárias.

Nesse momento, você começa a considerar contratar uma agência ou uma consultoria em Inbound Marketing para te ajudar. Porém, bate aquela dúvida. Qual a diferença entre essas duas opções e qual é a mais indicada para o seu caso?

Se identificou com algum desses cenários? Se você está nessa situação e ainda não sabe se deve contratar uma agência ou uma consultoria de Inbound Marketing, este artigo irá te ajudar a decidir.

O que faz uma agência de marketing digital?

Agências de marketing digital criam estratégias e executam as ações de comunicação para a divulgação de sua marca e de seus serviços e produtos. No geral, elas não atuam em outras áreas do marketing, como criação de produtos, precificação, distribuição etc.

Ao contratar uma agência você está contratando uma equipe com diversos profissionais (como redatores, designers, desenvolvedores etc) que irão realizar as ações de Inbound Marketing por você. Ou seja, a agência irá avaliar como está a comunicação de sua empresa hoje, propor ações para os canais que você já utiliza ou deveria utilizar (blog, Facebook, Instagram etc.), desenvolverá um cronograma de publicações e produzirá os textos e artes para as postagens. Além disso, ela deverá te apresentar os resultados dessas ações com certa frequência para que você possa acompanhar a eficácia da estratégia.

Porém, para que essas ações alcancem os resultados esperados, é muito importante que sua empresa tenha um objetivo claro e esteja em constante contato a agência, informando quais as prioridades do negócio em cada momento. Caso contrário, a agência pode desenvolver estratégias e ações que não estão ligadas aos objetivos e metas da empresa, e acabará não trazendo o retorno esperado.

O que faz uma consultoria de Inbound Marketing?

Uma consultoria de Inbound Marketing irá orientar sua empresa a respeito do que deve ser feito para implantar ou otimizar suas ações de marketing de conteúdo, te ajudando a definir objetivos, metas e estratégias.

Para isso, um consultor especialista irá realizar um diagnóstico da sua comunicação, analisando o que é preciso fazer ou melhorar e também sugerindo quanto e onde investir seu orçamento. Além disso, ele irá avaliar seus concorrentes para identificar possíveis oportunidades de negócios. Com base nessa análise, uma estratégia será apresentada com o objetivo de maximizar seus resultados.

Geralmente, consultorias não executam a proposta. Elas focam no planejamento estratégico e deixam a cargo do cliente sua operacionalização, seja por meio de uma equipe interna ou através da contratação de uma agência.

O que é mais indicado para a minha empresa?

Para decidir se é melhor contratar uma agência ou consultoria de Inbound Marketing, você precisa avaliar qual o momento de sua empresa e sua capacidade de pôr em prática as ações que serão planejadas.

Se você não sabe como começar a utilizar o Inbound Marketing no seu negócio, mas conta com uma boa equipe de comunicação que tem conhecimento e capacidade para executar as ações necessárias, uma consultoria pode ajudar sua empresa e seu time a terem sucesso nessa estratégia. O consultor, além de criar o planejamento, poderá treinar sua equipe para que eles aproveitem ao máximo todo o conhecimento gerado nesse trabalho.

Caso você já tenha um bom conhecimento sobre o tema e tem algumas ideias sobre a estratégia que deseja adotar, mas não conta com pessoas suficientes em sua equipe para executar todas as ações necessárias, uma agência pode ser a contratação mais certeira para esse momento de sua empresa.

Agora, se você não tem conhecimento sobre Inbound Marketing e nem conta com pessoas capacitadas para te ajudar a implantar e executar as ações, você pode aliar a contratação de uma consultoria especializada com a de uma agência. Assim, terá uma avaliação do seu negócio e plano de ação bem embasados nos objetivos e metas de sua empresa e isso te ajudará a extrair o máximo da agência que irá executar as ações propostas.

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