Cocriação e marketing digital: como cliente e agência podem trabalhar juntos?Tempo de leitura: 3 min

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Antes de abordarmos a cocriação e marketing digital, suponhamos que o departamento de pesquisa e desenvolvimento de sua empresa tenha tido uma ideia genial e inovadora após meses quebrando a cabeça.

O reflexo disso nas vendas depende diretamente da utilidade dessa ideia para os consumidores e do interesse que isso gera neles. Assim, podemos estar diante de um golpe de mestre ou de uma completa perda de tempo.

Acompanhe nosso post de hoje para saber mais sobre a cocriação no marketing digital, e veja como ela pode tornar seu negócio ainda melhor aos olhos de seu cliente!

O que é a cocriação?

Ao pensar em cocriação, talvez você imagine grandes projetos colaborativos feitos por empresas consolidadas e com público extenso, em que os clientes enviam ideias elaboradas, artes gráficas e afins, e a empresa desenvolve a ideia em seus laboratórios. No entanto, pode ser muito mais simples do que isso.

O desenvolvimento de um produto ou serviço que leva diretamente em consideração as opiniões e feedbacks de seus clientes pode ser denominado um processo de cocriação.

Por meio dele, a empresa disponibiliza ferramentas e oportunidades para que o público alvo demonstre onde está seu verdadeiro interesse, bem como se a empresa está seguindo no caminho certo ao fazer as coisas do jeito que faz.

Assim, a cocriação deixa de lado a “adivinhação” de qual pode ser a real necessidade do meu cliente, e parte para uma abordagem mais concreta e eficiente.

Como a cocriação funciona na prática?

Há uma infinidade de ferramentas de marketing digital que possibilitam uma interface de comunicação entre empresa e cliente, indo desde as redes sociais até o e-mail marketing e formulários. Além disso, há comentários que os clientes e seguidores deixam nas páginas do negócio, opiniões que postam em locais esparsos na web, entre outros.

Todas essas informações representam um conjunto de dados importante para sua empresa analisar, verificando as tendências e hábitos dos consumidores e buscando adaptar sua oferta a isso.

Um método mais direto e mais tradicional de cocriação é procurar a opinião diretamente do cliente ou do potencial cliente. Formulários de pesquisa e enquetes em redes sociais, por exemplo, ajudam a extrair dados quantitativos e qualitativos sobre como seu público pensa.

Isso deve impactar diretamente nas atividades internas da empresa, orientando a equipe a se adequar a essas exigências. Fique atento também a dados mais indiretos, como comentários deixados espontaneamente, avaliações e opiniões postadas em outros locais.

Eles também podem ser uma fonte importante de ideias para refinar seu produto. Implemente essas análises na sua estratégia de marketing e comece a se adequar às expectativas do consumidor!

Quais os benefícios?

Elaborar um produto tendo em vista as necessidades concretas de seus potenciais clientes resulta em um produto melhor. Melhor para o consumidor, porque será mais útil ou mais atraente, e melhor para a empresa, porque será muito mais fácil vendê-lo. O mesmo serve para os serviços que a empresa venda.

Quando temos um produto que o cliente percebe que se encaixa sob medida em suas necessidades, o processo de consideração fica muito mais simples e natural. Talvez o atrativo do produto seja uma interface mais amigável ao usuário (como no mercado de tecnologia); talvez seja um serviço prestado de modo mais transparente e próximo ao cliente (como no mercado da advocacia).

Entenda os problemas pelos quais seu público passa e busque atendê-los da melhor forma possível. Dessa forma, você gera para sua marca um potencial de atração ainda maior, clientes fidelizados e mais satisfeitos, e importantes diferenciações da concorrência.

Cocriação e marketing digital devem andar juntos para garantir com eficiência que seu produto ou serviço cumpram as exigências de seus clientes.

Agora que você sabe o que é a cocriação e como ela funciona, não deixe de ver nosso post sobre outras 5 tendências de marketing digital para 2017!

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2 respostas para “Cocriação e marketing digital: como cliente e agência podem trabalhar juntos?Tempo de leitura: 3 min

  1. Grato por compartilhar seus conhecimentos, aprendendo cada dia mais e adorando conteúdo do blog. Cada dia vamos nos aprimorando e aprendendo mais com nossas habilidades de consultoria. Quando puder visita la nosso site também e conheça nosso treinamento. Parabéns pelo seu trabalho. Tmj.

    1. Que bom que gostaram do conteúdo! Acompanhe também a inspire nos outros canais digitais, tenho certeza que você irá aprender muita coisa boa 💡💜

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