em Inbound Marketing
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Mais um dia de trabalho se inicia e lá está o planejamento do marketing digital da sua empresa figurando como a prioridade número um da sua lista de tarefas. Mas, quando você finalmente começa a organizar as suas ideias, o que acontece? O telefone toca, o cliente manda e-mail, o problema aparece. A solução? Deixar que o caos tome conta do seu negócio ou, simplesmente, contratar uma consultoria de inbound marketing.

Se “não cabe no meu orçamento”, “posso fazer isso sozinho” ou “não sei se o investimento compensa” foram algumas das ideias que passaram pela sua cabeça, continue lendo e descubra por que contar com a ajuda de um profissional pode fazer a sua empresa crescer.

O que uma consultoria de inbound marketing faz?

Antes de descobrir como uma consultoria de inbound marketing pode ajudar o seu negócio, porém, é preciso entender o que ela faz. Confira!

Diagnóstico

Uma vez contratado o serviço, o primeiro passo é realizar o diagnóstico. Nessa etapa, serão levantadas as principais informações relativas à empresa, à concorrência e a todos os fatores que impactam o negócio — inclusive as principais tendências de mercado.

Estratégia

A partir daí, caberá à consultoria definir a melhor estratégia para o seu negócio, pensando, por óbvio, nos resultados em vendas. Mas não se engane: embora pareça simples, essa etapa é extremamente complexa e vai muito além da sugestão aleatória de temas. Aqui, é preciso criar as personas (ou seja, a representação dos seus clientes) e definir todo o funil de vendas – etapas essenciais para garantir a conversão.

Ação

Em seguida, é hora de arregaçar as mangas e partir para a prática. Nessa etapa, o consultor executará cada uma das ações previstas e garantirá que o planejamento saia do papel e gere resultados.

Resultados

Por fim, também é função da consultoria de inbound marketing mensurar os resultados gerados, monitorar como o conteúdo está performando (e convertendo!) e gerar relatórios completos, capazes de fundamentar a tomada de decisões estratégicas.

Então, posso seguir essas etapas e planejar sozinho?

Hoje em dia, em meio a tanto conteúdo disponível na internet, não faltam fontes de informações confiáveis para que você se informe e, por si só, consiga criar um planejamento de marketing de conteúdo eficiente. Porém, a pergunta que você deve fazer é outra: vale a pena dedicar tanto tempo a essa função? É provável que a resposta seja não.

Em geral, boa parte dos empresários é responsável pelo comercial ou pelo financeiro da empresa, desempenhando, por isso, funções estratégicas e essenciais para a sobrevivência e crescimento do negócio.

Ou seja: a menos que você tenha tempo ocioso ou conte com uma equipe exclusivamente dedicada à construção de uma boa presença digital, contratar os serviços de uma consultoria pode, sim, ser a melhor opção.

O investimento compensa?

Com certeza! Estreitar o relacionamento com o cliente, consolidar a imagem da sua marca e, é claro, vender mais, são só alguns dos inúmeros motivos para investir em marketing digital.

Por isso, se a sua empresa ainda não consegue criar e executar as próprias estratégias e você precisa de mais tempo para focar no dia a dia do negócio, não hesite em contratar uma consultoria de inbound marketing. Por vezes, o retorno do investimento é quase imediato.

Se você se interessou pelo assunto e está pensando em contratar uma consultoria de inbound marketing, não deixe de conferir como o marketing digital pode fazer a sua empresa crescer!

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