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Para obter uma estratégia de Marketing Digital bem-sucedida, é preciso saber como direcionar o budget de marketing para os diferentes canais de performance. Mas se há diversos canais e possibilidades para aumentar as vendas, veicular uma campanha ou construir a identidade da marca, como distribuir corretamente os recursos?  

É o que veremos ao longo deste artigo. Nele, você entenderá a diferença entre canais de branding e de performance, e como eles contribuem para a maximização de seus resultados.

Antes de iniciar a leitura, tenha em mente que o investimento em marketing é uma estratégia cujos resultados devem ser mensurados de forma recorrente. Por isso, abordaremos também o papel do ROI (Retorno sobre Investimento) e das plataformas de automação na distribuição de sua verba. 

A diferença entre branding e performance

A pesquisa de 2016 do The CMO Survey revela que as empresas tendem a investir cerca de 7,5% de sua receita em marketing. Mas de que forma essa porcentagem é canalizada?

Seu investimento em marketing vai depender de quem é seu público-alvo e da estratégia que seu time traçou para chegar até ele. Se seu negócio é exclusivamente virtual, como um e-commerce de peças de patchwork e artesanato, faz sentido focar seus recursos em iniciativas on-line em vez de off-line.  

Dentro dessa lógica, haverá uma subdivisão entre branding e performance. O branding engloba todas as ações destinadas a aproximar uma marca de seu público ideal, a construir sua identidade e a torná-la uma referência em seu segmento.

Já o marketing de performance tem a intenção de gerar benefícios específicos, como o aumento do número de vendas por meio de uma campanha ou de leads por meio de uma lading page, ou ainda de um anúncio pago via uma das redes sociais.

As estratégias de performance são focadas em resultados e, por isso, facilmente mensuráveis. Com ferramentas como o Google Analytics, por exemplo, você poderá checar se seu site está devidamente otimizado para buscadores, quantas visitas ele recebe diariamente e qual é o tempo médio de permanência dos visitantes.

Canais de branding x canais de performance

Todas as iniciativas de branding serão focadas na construção de uma presença positiva no ambiente virtual e na manutenção de um bom relacionamento com os clientes. Os canais para o marketing focado em branding são:

  • Marketing de conteúdo/blog
  • Redes sociais/construção da presença da marca/perfil
  • Treinamento e tecnologia em branding

Já o marketing focado em performance acontece nos seguintes canais:

  • Mídias pagas (como Facebook Ads e Google Adwords)
  • SEO
  • Marketing de conteúdo
  • E-mail marketing
  • Influenciadores digitais
  • Redes sociais
  • Comparadores de preço
  • Afiliados
  • Treinamento e tecnologia em performance

Para decidir em quais canais focar seu budget, é preciso mensurar o desempenho de cada um deles calculando o ROI. Esse tipo de indicador gera dados precisos, a partir dos quais você poderá avaliar a eficácia de sua estratégia em cada aspecto.

Se seu modelo de negócio não performa bem nas redes sociais, é natural que você redirecione a verba para o canal que se mostrar mais rentável, como o e-mail marketing.

Agora, caso não tenha experiência com os canais de performance ou campanhas de marketing, sugerimos que você pesquise o comportamento de seu público-alvo no mundo digital. Além disso, é essencial se basear em pesquisas como a realizada pela E-Consultancy em 2016.

Nela, alguns profissionais de marketing avaliam os canais que, em sua percepção, têm um retorno mais significativo. O primeiro colocado é o e-mail marketing, seguido pelo SEO, marketing de conteúdo e mídias pagas.

Elementos de automação e análise

É imperativo que você mensure seus resultados por meio de indicadores como o ROI para identificar claramente onde os recursos estão dando retorno e onde eles estão estagnados. A partir do diagnóstico de cada canal, você terá uma visão holística e embasada do que precisa ser mantido e do que deve ser cancelado. 

Uma plataforma de automação também vai ajudá-lo a coordenar suas iniciativas e a monitorar o sucesso e o insucesso delas. Esses softwares são desenvolvidos para otimizar o trabalho da equipe de marketing, possibilitando a criação de campanhas e ações e o acompanhamento de resultados.

Fique atento, pois a negligência das ferramentas de acompanhamento pode gerar gastos desnecessários com canais de performance ou perdas de oportunidades de ampliar a receita.

Tem alguma dúvida sobre como mensurar sua performance ou maximizar o retorno sobre o investimento em marketing? Entre em contato com a Inspire Digital e peça um diagnóstico!

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