em Marketing Digital
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Já não é novidade que recorremos diariamente a mecanismos de busca para pesquisar sobre qualquer assunto, produto ou serviço que temos interesse, não é? Segundo pesquisas recentes, 93% dos processos de compra começam com uma busca online.

E a expectativa é de que esse índice continue crescendo. Diante disso, ter uma boa presença na web é essencial para atrair a atenção do público-alvo, que está em busca de informações e do feedback de outros clientes sobre determinado produto ou serviço.

Afinal, você sabe como o Marketing Digital pode aumentar a visibilidade da sua empresa na web para que ela seja encontrada por clientes em potencial? Continue lendo post de hoje e conheça algumas estratégias que poderão ajudar a sua empresa crescer!

Planejamento é o início de tudo

Para ter uma presença marcante na web, não é preciso dispor de um orçamento muito alto. Ainda assim, antes de tomar qualquer decisão sobre o quanto você deseja investir, é necessário saber qual é seu público-alvo e de que forma deseja impactá-lo. Por isso, planeje!

A grosso modo, esse planejamento consiste em estudar o comportamento dos potenciais clientes e identificar quais são os melhores meios para alcançá-los.

Com essas informações, é possível iniciar um relacionamento com o público-alvo, apresentando a sua marca e mostrando como a sua empresa pode ajudar a resolver um determinado problema ou suprir uma necessidade.

Feito isso, chegou o momento de decidir quais serão as formas de contato com o público-alvo e o orçamento para cada estratégia. E, como já dissemos, não é necessário realizar um alto investimento — algumas estratégias, aliás, até podem ser implementadas gratuitamente.

A importância da presença online

Hoje, a maioria das empresas já reconhece a importância de ter uma presença online. A internet já faz parte do cotidiano do público, e pode ofertar diversas funcionalidades para a sua empresa: por meio dela é possível, por exemplo, se comunicar com leads e clientes, divulgar sua marca, construir autoridade e acompanhar concorrentes.

Porém, percebe-se que ainda há uma resistência quando o assunto é gastar dinheiro com estratégias online. E as empresas que ignoram a força da internet estão ficando cada vez mais para trás.

Se a sua empresa ainda possui esse receio, já passou da hora de superá-lo! Para te ajudar a entender melhor a importância de ter uma boa presença online, listamos a seguir alguns benefícios que isso pode gerar para sua empresa:

1. Fortalecimento da marca

Uma boa presença online diz respeito, principalmente, ao crescimento da marca no meio digital. Dessa forma, sem dúvida, sua empresa será mais reconhecida e valorizada pelo público.

2. Mais autoridade na área

Ao desenvolver sua presença online — seja a partir de blogs ou redes sociais — você vai demonstrar que entende do assunto e que pode oferecer a melhor solução para os problemas do seu público.

E, além de fortalecer a marca, isso ainda gera autoridade, o que faz com que as pessoas se sintam confiáveis em comprar seus produtos.

3. Aumento de alcance

Sabemos que a internet não possui barreiras geográficas. O que significa que, se a sua empresa tiver uma boa presença online, é possível alcançar pessoas do Brasil e até do mundo inteiro. Ou seja, você vai poder expandir seu negócio sem gastar muito dinheiro.

4. Melhor comunicação com clientes

A internet oferece diversas formas de se comunicar com o público. Você pode usar chats, blogs, redes sociais, sites, fóruns etc. — tudo para se aproximar do cliente e oferecer informações de forma bastante acessível.

E o melhor é que um cliente bem atendido acaba se tornando, naturalmente, um defensor da sua marca.

5. Atração de novos clientes

Tudo isso se resume no aumento das vendas da sua empresa. Afinal, uma marca mais forte, que possui autoridade no nicho e que conversa com um público amplo, possui grandes chances de vender cada vez mais.

Formas de divulgar uma marca

O primeiro passo para que a sua marca seja encontrada na Internet é ter um site. Nele, é recomendável que você tenha um blog, com artigos relacionados aos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa.

Aqui, vale ressaltar que o objetivo de ter um blog vai além de informar aos leitores detalhes sobre a sua empresa, produtos e serviços. Na verdade, ele é o ponto de partida para iniciar um relacionamento consistente e de alto engajamento com os seguidores e potenciais clientes.

Publicando conteúdos de qualidade, as chances de captar mais cadastros, gerar compartilhamentos e comentários são bem maiores, o que o aproxima ainda mais dos leitores. E é nesse ponto que entramos em outra estratégia: o e-mail marketing.

Com uma lista de contatos dos seus potenciais e atuais clientes, você passa a tornar esse relacionamento mais próximo, identificando oportunidades e conhecendo melhor quais são as necessidades do público.

Além disso, as redes sociais também são uma ótima estratégia para as empresas que querem aumentar a visibilidade e presença na web. Contudo, é preciso ter cautela ao utilizar esses canais de comunicação. De que forma?

É simples: entregando conteúdos relevantes, com uma frequência mínima semanal, e interagindo com os comentários dos seguidores, se mantendo sempre disponível para esclarecer dúvidas ou responder à críticas e solucionar possíveis problemas.

Os benefícios do marketing digital

De fato, os benefícios do marketing digital são inúmeros, mas destacamos aqui os mais relevantes:

  • maior visibilidade do que nas mídias convencionais por um preço menor;
  • ao segmentar o público, é mais fácil descobrir quem você deve atingir;
  • interação em tempo real com os consumidores;
  • mensuração de resultados de forma mais precisa;
  • grande diversidade de estratégias que podem ser utilizadas;
  • possibilidade de mudar de estratégia, já que as interações são mensuráveis;
  • custo reduzido, principalmente se comparado a alternativas de divulgação offline;
  • com técnicas de SEO (Search Engine Optimization), o site de sua empresa pode ficar entre os primeiros colocados na busca orgânica no Google.

Por que e como investir SEO

Se você quer começar a investir em Marketing Digital, um bom começo é entender a importância e os benefícios do SEO. O termo representa um conjunto de técnicas de otimização de sites para se conquistar um bom posicionamento em buscadores, como o Google, por exemplo.

Quando alguém pesquisa algo no Google, as chances de ele clicar nos primeiros colocados é muito maior. Portanto, o que o SEO faz é ajudar o seu site a aparecer nessas primeiras colocações e, com isso, gerar mais visitas e vendas.

Aliás, uma boa estratégia de SEO é baseada principalmente em conhecer o público — ou definir uma persona — e escolher boas palavras-chave.

Afinal, entendendo melhor sobre as pessoas que você deseja alcançar, é possível determinar quais são os assuntos que elas vão pesquisar, quais problemas elas possuem e como elas utilizam os buscadores.

A partir disso, você pode definir o conteúdo dos artigos do seu blog, otimizar o seu site e montar anúncios online. Contudo, vale ressaltar que tudo isso deve estar aliado a uma pesquisa de palavras-chave.

Elas são os termos que as pessoas pesquisam no buscador para encontrar um determinado conteúdo. E você deve se esforçar em incluir essas palavras no seu site e nos artigos do seu blog, para otimizá-los.

Nesse caso, para escolher boas palavras-chave, pense no comportamento do seu público e em quais assuntos eles possuem interesse. E não deixe de analisar o volume de pesquisas, a concorrência e a relevância de cada palavra-chave escolhida.

Por fim, outro elemento importante para um bom SEO é a otimização on page, que é a estruturação das páginas do site a partir de alguns critérios de otimização.

Nesse sentido, a partir da escolha das palavras-chave, você deve buscar inseri-las de forma natural em alguns locais estratégicos do site, como títulos, URL, cabeçalhos, meta description etc.

Como você viu, as estratégias e ferramentas de SEO são bastante diversas, e é preciso bastante calma, cuidado e estudo para fazer uma boa otimização de um site ou blog. Para isso, uma ótima alternativa é buscar uma consultoria de SEO, que ajudará você a definir quais melhorias devem ser feitas no site da sua empresa.

O conhecimento é o primeiro passo para começar a gerar resultados por meio do Marketing Digital e fazer a sua empresa crescer. Quer continuar por dentro das melhores estratégias online? Confira agora as 5 maiores tendências do Marketing Digital que você não pode ignorar!

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