em Inbound Marketing
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Nos dias de hoje, ter presença digital é praticamente uma obrigação para qualquer empresa. Porém, para ter relevância e conquistar novos negócios, não basta que sua marca tenha um site, página no Facebook ou perfil no Instagram. Você precisa desenvolver um planejamento para atrair visitantes, fãs e seguidores que tenham o perfil ideal para se tornar cliente do seu negócio. E, para atingir esses resultados, muitas empresas têm optado por utilizar estratégias de Inbound Marketing.

De acordo o relatório Content Trends 2018, empresas que realizam ações de marketing de conteúdo conquistam, em média, 2,6 vezes mais visitas e 3,7 vezes mais leads do que o adotam as que não adotam essa estratégia.

Se você deseja investir nessa prática, mas não sabe ao certo por onde começar, uma boa solução é contratar uma consultoria de Inbound Marketing. Neste artigo, iremos te explicar como funciona e quais benefícios sua empresa pode conseguir ao contar com uma consultoria especializada nesse assunto.

O que faz uma consultoria de Inbound Marketing?

Uma consultoria de Inbound Marketing irá orientar sua empresa a respeito do que deve ser feito para implantar ou otimizar suas ações de marketing de conteúdo, te ajudando a definir objetivos, metas e estratégias.

Geralmente, consultorias não executam as ações proposta. Elas focam no planejamento estratégico e deixam a cargo do cliente sua operacionalização, seja por meio de uma equipe interna ou através da contratação de uma agência.

Quais os benefícios de uma consultoria de Inbound Marketing?

Como já dissemos, cada vez mais empresas têm usado estratégias de Inbound Marketing para atrair, conquistar e fidelizar visitantes, leads e clientes. Essa metodologia se baseia em, ao invés de interromper o público com anúncios em momentos não solicitados, você passa a atraí-lo por meio de conteúdos relevantes nos momentos que ele deseja saber mais sobre um assunto.

Quando você oferece informações úteis para seus visitantes, eles tendem a sentir mais confiança em relação a sua marca a ponto de permitir que sua empresa se aproxime mais deles, de forma mais pessoal. Aos poucos, com base na construção desse relacionamento, você vai educando essas pessoas e as aproximando cada vez mais do momento ideal para realizar uma venda. 

Os benefícios dessa estratégia são inúmeros e vão muito além do que apenas a atração de mais visitantes e leads. Dentre eles podemos citar: 

Ciclo de vendas menor

Ciclo de vendas é o tempo gasto do contato inicial de um possível cliente com sua empresa até o fechamento da venda. Quanto mais tempo se demora para converter um lead em cliente, maior é o investimento que você deve fazer para aquisição do cliente. 

Um dos benefícios do Inbound é reduzir o tempo médio necessário para levar alguém a comprar. De acordo com a pesquisa Martech 2017, por exemplo, 50,4% empresas de tecnologia que adotam estratégias de Inbound apresentam um ciclo de venda menor que 30 dias. Em comparação com as empresas que não utilizam o métodos, somente 29,5% têm desempenho semelhante.

Custo menor das ações de marketing

Utilizar estratégias de Inbound Marketing pode reduzir os custos dos investimentos em marketing em uma empresa. Isso porque produzir e divulgar conteúdo relevante para um público que já tem interesse no assunto é mais barato do que comprar espaço em mídias tradicionais para atingir o máximo de pessoas possível. E o melhor de tudo: essa redução de custo não implica em redução de qualidade ou perda de negócios, muito pelo contrário, pode inclusive ajudar a melhorar e muito os resultados.

Mensuração de resultados mais precisa

Muitas vezes, ao fazer uma campanha em veículos tradicionais, voltada para o grande público, sem segmentação, não e possível mensurar de forma precisa quantas vendas resultaram dessa ação. Já com o Inbound Marketing, isso fica mais fácil, pois você consegue identificar de onde partiu cada venda – seja de um conteúdo do blog, post no Facebook, e-mail marketing, etc. Com isso, fica mais fácil focar esforços e investimentos nas ações que mais trazem resultados. 

Como é feito o planejamento por uma consultoria de Inbound Marketing?

Ao contratar uma consultoria, o primeiro passo que o profissional irá realizar é fazer um diagnóstico da sua comunicação, analisando o que você já faz, o que precisa fazer e o que precisa melhorar na área. Ele também irá avaliar seus concorrentes para identificar possíveis oportunidades de negócios.

Com base nessa análise, uma estratégia será apresentada com o objetivo de maximizar seus resultados. As ações propostas por uma consultoria poderão englobar: definição de metas e indicadores a serem companhados; definição de palavras-chaves relevantes para o seu negócio; sugestão de melhorias do SEO de seu site ou blog; planejamento para a produção de conteúdos em seus mais diversos formatos (blog posts, e-books, estudos de caso, infográficos, landing pages e CTAs); contratação e treinamento para uso de softwares ou plataformas de automação.

A partir disso, sua empresa estará preparada para utilizar o Inbound Marketing e alcançar excelentes resultados.

Ficou interessando em contratar uma consultoria para te ajudar a planejar a sua estratégia de Inbound Marketing? Entre em contato conosco. Iremos adorar colaborar com o crescimento do seu negócio.

 

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