em Inbound Marketing
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Não importa se você está começando seu negócio agora ou se já possui um empreendimento consolidado: em qualquer fase da vida de uma empresa, é preciso identificar tendências de mercado para se manter sempre competitivo.

Por estar dando seus primeiros passos, um novo negócio precisa ter algo que agregue valor para conquistar clientela. Mas você sabe como fazer isso na prática?

Para te ajudar a identificar as melhores tendências de mercado e sair na frente dos seus concorrentes, listamos algumas dicas muito valiosas a seguir. Continue a leitura e garanta já seu lugar no topo do pódio!

Acompanhe influenciadores e publicações especializadas

É possível apontar pelo menos uma publicação ou influenciador para cada tipo de mercado existente.

Acompanhá-los de perto é uma boa maneira de saber das novidades que surgem e se adaptar a elas, caso julgue necessário. Veja quais são os posts mais buscados no site deles, qual foi a reação dos seguidores, criando alguns indicadores que o leve a novas descobertas!

Seja um bom ouvinte dos seus clientes

Os clientes são e sempre serão a principal força na consolidação de tendências — afinal, são eles que as concretizam. Portanto, encontrar maneiras de saber o que eles estão pensando e falando é uma forma eficiente de identificar tendências de mercado.

Para negócios já atuantes, o ideal é sempre coletar feedbacks dos clientes após a realização de vendas. Se for o caso de um novo negócio, é preciso iniciar com algo mais simples, como um formulário de pesquisa online ou abordagens na rua, por exemplo.

Observe seus concorrentes para identificar tendências de mercado

Observar de perto os seus concorrentes pode economizar bastante tempo ao traçar sua estratégia de antecipação de tendências. Afinal, muitos deles podem estar testando algum produto ou serviço novo, e você pode coletar vários feedbacks a respeito nos comentários de clientes.

Observe principalmente quais necessidades dos consumidores seus concorrentes não estão atendendo. Pode ser a deixa para que você antecipe uma tendência ao criar a solução que esse público insatisfeito deseja.

Não perca de vista os padrões de consumo

Durante muito tempo, as pessoas se conformavam em assistir filmes na TV aberta. Com o surgimento dos videocassetes e DVDs, as locadoras de vídeo se consolidaram e trouxeram novas opções de entretenimento.

Pouco tempo depois, uma rápida mudança de padrão surgiu com o uso da banda larga, dando lugar para os serviços de streaming (vídeos online) e tornando as locadoras completamente obsoletas.

Entender o comportamento daquele grupo que futuramente consumirá o seu produto ou serviço é fundamental. Por isso, acompanhar as tendências e se antecipar pode fazer toda a diferença em diversas questões no seu negócio, como a distribuição, promoção, entre outros fatores relacionados ao seu produto.

Use ferramentas de marketing digital

Estamos na era da informação, e tudo muda muito rápido.

Nesse aspecto, a internet e o marketing digital contribuem de uma maneira muito eficiente, pois trazem informações em tempo real, além da possibilidade de mensuração de dados.

Uma pesquisa de palavra-chave no Google AdWords, por exemplo, pode apontar diversas dicas de produtos ou serviços ainda inexplorados, mas que possuem grande procura.

Identifique tendências por meio das redes sociais

As redes sociais estão presentes no dia a dia de bilhões de pessoas pelo mundo. São espaços democráticos de compartilhamento de informações e opiniões pessoais — ou seja, são ótimos locais para você descobrir o que é tendência.

Tanto o Instagram quanto o Twitter disponibilizam o uso de hashtags aos usuários, permitindo a categorização do assunto tratado na postagem.

Uma busca no Facebook por alguma palavra específica vai retornar como resultado o que foi discutido sobre aquele assunto nos grupos, páginas e perfis pessoais, permitindo ter uma noção do que as pessoas estão compartilhando.

Não confunda o hype com tendências duradouras

As modinhas que surgem e tomam conta das redes sociais e programação televisiva são muitas vezes confundidas com tendências, e isso pode ser um belo tiro no pé se você decidir investir pesado.

O ideal é absorver alguns hypes para o seu negócio, mas sempre consciente de que se trata de uma forma de aumentar o seu faturamento enquanto a moda dura. Essa prática não deve impedir a busca de tendências reais que possam mudar completamente os rumos do seu mercado.

Agora que você já sabe como chegar na frente, não procure desculpas para não agir! Comece seguindo nossas redes sociais e fique por dentro das novidades: estamos no FacebookTwitterInstagramGoogle+!

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