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Você sabe dizer como estão os resultados das suas ações de marketing nas redes sociais? Para responder a essa pergunta, é preciso monitorar alguns Indicadores-chave de Performance (KPIs).

KPIs são métricas capazes de entregar insights fundamentais sobre diversos aspectos de uma campanha de marketing digital. Antes de começar a investir, portanto, é preciso tirar um momento para refletir sobre seus objetivos de marketing.

Esse passo é muito importante, pois irá definir quais KPIs devem ser mensuradas e têm maior peso na sua estrutura de marketing. Confira agora os 5 principais indicadores e o que eles dizem sobre o desempenho das suas ações nas redes sociais:

Alcance

Essa métrica mostra o número de pessoas que foram impactadas por uma certa publicação ou campanha nas redes sociais. Existem dois tipos de alcance, e ambos devem ser analisados:

Alcance orgânico

Mostra o número total de pessoas impactadas por publicações não monetizadas — aquelas que não receberam impulsionamento financeiro para ampliar as visualizações.

Alcance Pago

Como o próprio nome diz, esse tipo de indicador expõe quantas pessoas foram atingidas por campanhas e publicações patrocinadas.

Engajamento

Essa métrica é um indicativo direto de que suas ações de marketing em redes sociais estão dando certo ou não.

O engajamento exibe o número de pessoas que curtiram, comentaram, clicaram ou compartilharam um post da sua fan page. Ele é especialmente relevante por mostrar como o público está recebendo o conteúdo que sua empresa está entregando.

Além de medir o engajamento em números, lembre-se de verificar o teor dos comentários, das mensagens inbox e das frases de compartilhamento que sua persona está escrevendo.

Esses dados são uma porta de entrada para dentro da percepção que seu público tem da sua marca.

Menções

Seu público está espalhado pelas redes sociais, tendo diversas conversas diariamente. Algumas dessas conversas podem citar sua marca e, caso elas sejam públicas, você pode e deve monitorá-las.

Além de saber o que está sendo falado, você também pode ir além e fazer parte da conversa: consumidores gostam de ter esse contato com marcas. Mas lembre-se de ser prestativo e não parecer invasivo — só interaja quando achar uma brecha.

Conversões

Dependendo do propósito das suas ações nas redes sociais, talvez essa métrica seja indispensável.

As principais plataformas de marketing em redes sociais, como Facebook Ads e Twitter Ads, possuem tipos de campanhas específicos para anúncios focados em conversões.

Assim, o custo e o número de conversões adquiridas por essas plataformas são formas de medir o sucesso nas redes.

Classificação por estrelas

A avaliação que usuários fazem da sua empresa podem ser vistas publicamente no Facebook — e também no Google Maps, que, nesse aspecto, funciona como uma rede social.

Essas classificações medem não só as ações de marketing, como também a percepção que as pessoas têm da sua empresa. É importante ficar de olho nessas opiniões e tentar entregar um feedback a cada uma delas.

Investimentos em marketing digital devem sempre ser monitorados para otimização e melhoria de resultados. Nas redes sociais, não é diferente: sempre tenha atenção aos indicadores e realize mudanças quando for preciso.

Gostou de aprender mais sobre as principais formas de medir a performance de ações de marketing nas redes sociais? Restou alguma dúvida ou tem algo a acrescentar sobre o assunto? Conte pra gente aqui nos comentários!

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