Como usar o fluxo de nutrição em sua estratégia de marketing?Tempo de leitura: 4 min

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Imagine uma ferramenta que pode ajudar a diminuir o ciclo de vendas dos seus leads em 23% e ainda faça com que cada um custe 33% menos. Seria uma ferramenta dos sonhos, certo? Pois ela existe e se chama fluxo de nutrição!

No artigo de hoje, você vai aprender o que é fluxo de nutrição, como criar um para a sua empresa e que resultados esperar dessa ferramenta na sua estratégia de marketing. Continue a leitura e conheça esse poderoso segredo:

O que é um fluxo de nutrição e qual a sua função?

Para entendermos o que é um fluxo de nutrição, vamos voltar um pouco na questão e entender o que é nutrição de leads.

Nutrição de lead é o fornecimento de conteúdo de qualidade para conduzi-lo por um caminho, até que se torne mais propenso a virar cliente de uma empresa. Partindo desse princípio, fluxo de nutrição é uma ferramenta poderosa que ajuda a planejar e automatizar o processo de nutrição de leads da sua estratégia de marketing.

Interessante, não é mesmo? Continue lendo para saber como montar um fluxo de nutrição e quais os resultados que você poderá ter na sua empresa ao utilizar essa ferramenta.

Como criar um bom e efetivo fluxo de nutrição?

Confira abaixo os 4 passos para criar um bom fluxo de nutrição:

1. Segmente seus contatos

Um dos grandes segredos para o sucesso de um fluxo de nutrição está logo no seu primeiro passo: a segmentação dos leads da sua estratégia de marketing.

A segmentação é importante pois permite que os contatos gerados sejam divididos em diferentes categorias com base nas suas necessidades, mas também nas suas características, como o cargo dentro de uma empresa ou engajamento dentro da sua estratégia. Essa separação é essencial para entender o que cada lead precisa e produzir o conteúdo para satisfazer essa necessidade.

2. Liste sintomas, problemas e soluções

Que segmentar é importante nós já entendemos, mas como fazer essa segmentação? É simples: basta começar focando no seu produto.

Olhe bem para o produto ou serviço que você planeja vender e analise bem suas funções. Que necessidades esse produto supre? Essas são as soluções da sua estratégia. Uma solução existe para resolver um problema. Quais os problemas que o seu produto vai solucionar para os seus futuros clientes?

Agora que sabemos os problemas que seu produto vai solucionar, é hora de entender que cada problema desperta certos sintomas. Esses sintomas são as primeiras coisas que seus clientes percebem e serão utilizados para atrair os consumidores para sua estratégia.

3. Planeje e crie seu conteúdo

Sabendo quais os problemas e os sintomas de cada lead, e como resolvê-los, é hora de planejar o conteúdo para cada momento da jornada de compra para estruturar seu fluxo.

4. Analise os resultados

Não basta planejar bem seu conteúdo e executá-lo para ter sucesso. Uma análise constante dos seus resultados se faz necessária para que seu fluxo de nutrição siga se aprimorando continuamente.

Para isso, analise sempre os dados obtidos através dos seus leads e do seu conteúdo para entender o que não está funcionando muito bem ou o que está dando certo, e como aplicar esse sucesso em outras áreas.

Quais os resultados da aplicação de um fluxo de nutrição?

A utilização de um fluxo de nutrição pode trazer um retorno incrível para a sua empresa. Por exemplo, um estudo do Annuitas Group descobriu que empresas que utilizam uma estratégia de automação do marketing para fazer a nutrição dos seus leads geram 451% mais leads qualificados do que as que não utilizam essa estratégia.

E mais: esses leads qualificados costumam fazer compras 47% maiores do que os não-nutridos. Para completar, vale lembrar que um fluxo de nutrição pode poupar cerca de 80% do seu orçamento de e-mail marketing e aumentar em mais de 10% seu faturamento de seis a nove meses.

E você, já se sente pronto para implementar o fluxo de nutrição dentro da estratégia de marketing da sua empresa? Não se esqueça de assinar a nossa newsletter para obter mais informações sobre o assunto!

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