Conheça o WhatsApp Business, novo aplicativo para negóciosTempo de leitura: 3 min

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 0 Flares ×

Chegou ao Brasil o WhatsApp Business, uma nova versão do famoso aplicativo de mensagens voltada para empresas de pequeno e médio porte. O objetivo da criação dessa nova ferramenta é facilitar e tornar mais segura a comunicação entre clientes e negócios, que há muito tempo já vinham utilizando o aplicativo para realizar contatos comerciais e para vendas.

Com o WhatsApp Business, as empresas podem criar um perfil comercial e preenchê-lo com informações como descrição do negócio, endereço físico, e-mail, site e horário de atendimento. Essas informações ficam disponíveis para os clientes, que poderão ter mais segurança de que estão conversando com um contato comercial de verdade pelo aplicativo.

O cadastro das empresas pode ser feito pelo número de celular que já utilizam ou, se preferirem, pelo telefone fixo. Com isso, evita-se misturar mensagens pessoais com contatos comerciais, tornando esse canal de comunicação mais profissional.

Confira, a seguir, alguns dos novos recursos criados para melhorar a conversa entre empresas e clientes e descubra como o WhatsApp Business pode ajudar no relacionamento com os seus clientes e prospects.

Novidades do aplicativo

A primeira novidade do WhatsApp Business é a possibilidade de enviar respostas rápidas padronizadas. Com ele, pode-se configurar atalhos como  “/obrigado” e criar um texto padrão de agradecimento que será exibido quando esse comando for usado. Poderão ser criadas quantas respostas rápidas forem necessárias.

Outra funcionalidade é a de mensagens automáticas, que são enviadas para saudar um cliente no primeiro contato ou informar a indisponibilidade de atendimento para um determinado horário, por exemplo. Também é possível agendar o dia e hora que uma mensagem será enviada.

O aplicativo permite, ainda, criar marcadores para identificar e organizar as mensagens por assuntos, como “pago”, “novo cliente”, “pagamento pendente” etc. Ao segmentar as conversas, é possível realizar ações direcionadas com mais facilidade.

Por último, a empresa terá acesso ao menu de estatísticas, com informações sobre a quantidade de mensagens enviadas, entregues, recebidas e lidas. Dessa forma será possível acompanhar o desempenho da comunicação nesse canal e verificar o que funciona ou não para o seu público.

Como o WhatsApp Business pode ajudar o seu negócio?

Muitas empresas já usam o WhatsApp como canal de comunicação com seus clientes. De acordo com matéria publicada na Exame, 87% das pequenas e médias empresas que usam o aplicativo acreditam que ele beneficia a comunicação com os consumidores e 81% acreditam que ele auxilia no crescimento de seus negócios.

Mas, como utilizar na prática o WhatsApp Business para se relacionar com seus clientes? Para começar, você pode programar mensagens para informar seus clientes sobre promoções, oferecer cupons de desconto ou apresentar novos produtos e serviços.

Pode, ainda, utilizar o aplicativo para informar o status de um pedido ou o link para rastreamento da entrega e, assim, manter o usuário atualizado sobre sua compra.

Também é possível enviar lembretes para a renovação de um contrato de prestação de serviço ou para a presença em um compromisso agendado, como uma consulta médica ou um evento.

O aplicativo é um ótimo canal para o atendimento ao cliente. Você pode responder dúvidas e reclamações de forma mais próxima e privada, evitando, assim, que seja feita divulgação negativa de sua empresa nas redes sociais.

Aproveitando a proximidade de relacionamento que esse canal de comunicação oferece, você também pode solicitar feedback de seus clientes. Peça para eles avaliarem seus produtos e serviços e até mesmo escreverem sua opinião sobre eles.

Seja para qual uso você deseje empregar o WahtsApp Business, lembre-se sempre de oferecer durante a conversa a opção de os clientes avisarem se não querem mais receber suas mensagem. Assim, você garante que está enviando mensagens apenas para quem autorizou recebê-las.

Se você já estiver utilizando o WhatsApp Business, conte nos comentários como está sendo a sua experiência! Gostou do conteúdo? Leia também: Aplicativos que uma empresa deve conhecer.

Compartilhe este post.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seja o primeiro a saber!

Inscreva-se na nossa lista de emails exclusiva e receba as notícias mais recentes da equipe Inspire.

Continue lendo