Entenda o que é automação de marketing e por que ela é fundamental para sua estratégiaTempo de leitura: 4 min

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Apesar de ser uma das principais tendências de marketing digital para os próximos anos, muitos profissionais ainda não sabem o que é automação de marketing e quais benefícios ela pode gerar para um negócio.

Se este é o seu caso, fique tranquilo! Neste post, mostraremos o que você precisa saber para colocar essa estratégia em prática. Acompanhe!

O que é automação de marketing?

Em termos gerais, a automação de marketing é a união de tecnologias e processos capazes de aumentar a eficiência de uma estratégia de marketing digital.

Sua implementação consiste no uso de softwares e outras ferramentas que podem otimizar a gestão de uma estratégia promocional, facilitando a realização de tarefas como o envio de e-mails, newsletters, publicações nas redes sociais e no processo de nutrição e geração de leads.

Com uma boa ferramenta de automação de marketing, é possível definir prioridades, executando as tarefas que são mais importantes de forma eficiente e organizada e, é claro, aumentando a produtividade da empresa.

Além disso, a automação de marketing oferece uma série de benefícios para sua organização. Veja os principais deles a seguir!

Quais são os benefícios da automação de marketing?

1. Otimização das estratégias de marketing

A automação de marketing permite que o profissional tenha uma visão completa do andamento de sua estratégia e dos resultados que alcançou, e o melhor: tudo isso está em um só lugar.

Essa vantagem ajuda a prever falhas que podem prejudicar o sucesso da sua campanha promocional, corrigindo-as antes que elas causem prejuízos para sua organização. Assim, é possível otimizar sua estratégia investindo em boas práticas que geram melhores resultados para sua organização.

2. Economia de tempo da sua equipe

Outro benefício que a automação de marketing pode oferecer para a sua empresa é a economia de tempo.

Várias tarefas podem ser delegadas para o software de automação, tornando o seu time de marketing capaz de executar um número maior de atividades em um tempo menor, o que também contribui para a produtividade do negócio.

3. Aumento do número de vendas

A automação de marketing é uma estratégia útil para ajudar no processo de geração e nutrição de leads, que são as oportunidades de negócio que devem ser exploradas por sua organização.

Gerando mais leads e nutrindo-os com informações relevantes sobre seus produtos e serviços, seu time comercial terá mais prospects para entrar em contato, o que influenciará diretamente no número de vendas de sua organização.

Além disso, a automação de marketing pode ajudar a selecionar quais leads estão mais próximos de fechar negócio e merecem ser encaminhados para o seu time comercial, ajudando a aumentar ainda mais a eficiência de seu time de vendas.

4. Melhora do relacionamento de sua empresa com seus clientes

Em um mercado cada vez mais concorrido, os consumidores podem escolher qual empresa desejam contratar para ajudar na solução de seus problemas do dia a dia.

Isso aumenta a responsabilidade das empresas: além de oferecer um produto de qualidade, é preciso garantir um ótimo atendimento, que supere as expectativas do cliente.

E a automação de marketing pode ajudar seu negócio a conquistar este objetivo. Ela oferece ferramentas capazes de responder rapidamente as dúvidas dos consumidores, além de programar o envio de mensagens que ajudam os clientes a conquistar os seus objetivos.

5. Dados precisos sobre seus clientes

As ferramentas de automação de marketing também facilitam a de informações sobre cada um dos clientes de sua organização.

Estas informações podem ser utilizadas para ajudar na criação de conteúdo relevante, capaz solucionar as dúvidas e problemas de sua persona. Assim, sua empresa poderá criar campanhas ainda mais atraentes e capazes de conquistar a atenção de seus consumidores.

Além disso, com uma ferramenta de automação, você poderá mensurar em tempo real todos os resultados de suas ações. Assim, você será capaz de realizar todos os ajustes necessários para conquistar resultados ainda melhores com sua estratégia.

Agora que você já sabe o que é automação de marketing e por que ela é fundamental para a sua estratégia, que tal continuar se informando sobre essa estratégia? Acompanhe mais dicas em nosso post sobre as 4 principais ferramentas de automação e como elas podem te ajudar!

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