Como fazer um fluxo de nutrição ideal para sua empresa

fluxo de nutrição ideal - Inspire Digital

Se você ainda não está familiarizado com o termo, saiba que fluxo de nutrição é uma estratégia de marketing dentro do Inbound Marketing. Ela busca construir ou melhorar o relacionamento com o seu cliente.

Nela, uma sequência de e-mails automatizados é enviada de tempos em tempos para um grupo específico com o propósito de atingir um determinado objetivo. Este objetivo pode ser o conhecimento de um novo produto ou serviço, a aproximação ou até mesmo a conversão dentro dos estágios do funil. 

Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, não deixe de conferir o nosso post Como usar o fluxo de nutrição em sua estratégia de marketing?

Aqui nós vamos te ensinar como fazer um fluxo de nutrição para as suas campanhas de Inbound Marketing

Como criar um fluxo de nutrição ideal para a sua estratégia de Marketing?

Como você já deve imaginar, a base de todo bom relacionamento é a frequência. 

A parte boa é que já existem ferramentas completas de automação de marketing que cumprem esta tarefa. 

Elas nada mais são do que um software que centraliza as regras, informações e conteúdos cadastrados em cada fluxo do processo de vendas, que dispara os e-mails conforme você programar. 

As ferramentas de automação de marketing também te ajudam a analisar as métricas dentro do funil de vendas e ver onde cada um dos seus consumidor.es está. 

Através delas você pode, por exemplo, apresentar um novo produto, enviar materiais que mostram o porquê de aquele produto ser especial e ainda fazer um lembrete para dizer que o seu cliente esqueceu de finalizar a compra. Este fluxo de nutrição também é conhecido como régua de relacionamento. 

O trabalho do especialista, então, será a inteligência humana que irá fazer a gestão dos cinco tópicos que falaremos a seguir.

Defina qual o seu objetivo e suas estratégias

Ao começar a desenhar um fluxo de nutrição, tenha em mente qual objetivo deseja alcançar Ele guiará as etapas a seguir, permitindo que você acompanhe os resultados de maneira mais clara e eficaz. 

O objetivo da sua estratégia pode ser quantitativo ou qualitativo. Veja alguns exemplos do que você pode alcançar com seu fluxo de nutrição: 

  • Acelerar as vendas em X%;
  • Transformar leads em clientes;
  • Coletar informações sobre os contatos e conhecê-los melhor;
  • Esclarecer dúvidas sobre um produto ou serviço;
  • Apresentar um novo produto-desejo;

Com o objetivo em mãos, é hora de desenhar a estratégia. 

Converse com os vendedores e entenda quais são as situações mais recorrentes relacionadas a este objetivo. É em cima dessas solicitações e dúvidas que você vai trabalhar! 

Também é importante lembrar que todo fluxo de nutrição tem um começo e um fim. 

Se o objetivo for vender um produto, não desvie a atenção para outros. Eduque o seu leitor a considerar esta opção através de um marketing de conteúdo com newsletters, promoções e materiais ricos, e você terá o resultado que tanto deseja. 

Tenha uma base de e-mails própria

Comprar uma base de leads pode ser um movimento arriscado para o seu negócio. 

O primeiro passo para ter uma base de e-mails própria é gerar o desejo para que o seu público queira estar nela. 

Sendo assim, invista na captação. Mostre ao seu cliente que você tem as soluções que ele deseja, e que basta informar o e-mail (autorizando você a iniciar esta conversa) para que ele receba conteúdos e benefícios exclusivos. 

Posts orgânicos e patrocinados nos blogs e redes sociais são uma ótima maneira de divulgar o seu trabalho. Mas não se esqueça: você deve instigar a curiosidade. Não entregue o ouro de uma vez!

Diga, por exemplo, que a solução que o seu lead procura vai chegar por e-mail. Ele se cadastra na sua plataforma e assim você começa a construir a sua própria base. 

Conheça sua persona e seus estágios do funil

Fluxo de nutrição - Inspire Digital

Imagine que você acaba de se mudar para uma nova cidade e um colega de trabalho te convida para uma reunião com amigos que ele conhece há anos. É um território totalmente desconhecido, mas você aceita. Ao chegar lá, te apresentam Carlos, um empresário do ramo hoteleiro, que te conta que jogou rugby até o terceiro ano de faculdade. 

Desta maneira pode ser muito mais fácil puxar um assunto com Carlos, alguém que você acabou de conhecer. Fale sobre a sua última viagem, ou até mesmo conte que não entende nada sobre esportes. 

Com o fluxo de nutrição é a mesma coisa. Ter contato com um público que você quase não conhece pode ser desafiador. 

É por isso que existem as buyer personas, que são personagens criados em cima de pesquisas demográficas. 

Elas são (literalmente) a personificação de grupos que ajudam você a segmentar a sua base de dados sob algum critério que torne esses contatos semelhantes. Carlos é uma persona. 

Essa segmentação pode ser feita de acordo com a atuação ou cargo do lead, seu estágio no funil de vendas, ou até mesmo os conteúdos que essa pessoa já interagiu. Tudo depende das informações que são relevantes para  seu negócio. 

Procure reunir o maior número de dados possível! 

Com a segmentação em mãos, você pode identificar:

  • Qual a melhor linguagem a ser utilizada;
  • Quais são as palavras-chave relacionadas à sua empresa que se destacam neste grupo;
  • Quais são os lugares físicos e on-line que este grupo frequenta; 
  • Quais são os temas mais relevantes para este público;
  • Através de qual formato essas pessoas preferem se comunicar? Pode ser com textos longos, tweets, infográficos, ou até mesmo mensagens no celular;
  • Quais as necessidades e questões deste grupo de pessoas.

Agora que você já sabe sobre as pessoas que estão em contato com a sua marca e quais são suas personas correspondentes, fica mais fácil traçar uma estratégia de marketing eficiente. 

Invista na personalização de conteúdo e entregue materiais diferentes de acordo com as características de cada lead. 

Crie um calendário editorial e defina a frequência de disparos 

Planejar as sequências e prazos para o envio destes conteúdos é essencial para um fluxo de nutrição bem-sucedido. O calendário editorial da sua marca pode até ser o mesmo para todas as personas, mas ele não deve passar por cima do seu objetivo criado para cada uma delas. 

Se você tem um calendário editorial macro e deseja que todos recebam as novidades da sua empresa, lembre-se de estudar a forma com que esse tipo de mensagem irá chegar até as personas sem interferir no fluxo de nutrição. 

Como você já sabe, é necessário criar uma sequência de e-mails para desenvolver o relacionamento. Ela não pode ser espaçada ao ponto de cair no esquecimento e nem muito rápida a ponto de virar spam. 

Pensando nisso, saiba que geralmente utilizamos um intervalo de 2 a 5 dias entre um e-mail e outro dentro do mesmo fluxo de nutrição. Este espaçamento deve ser definido com base no seu objetivo e na observação do comportamento dos leads.

Isso significa que você pode utilizar os outros dias para comunicar outras coisas, mas que deve tomar cuidado para não sobrecarregar. 

Garanta que a sua empresa permaneça viva na memória dos clientes! 

Analise os resultados e faça otimizações 

Desenvolver um fluxo de nutrição só fará sentido para a sua estratégia de marketing se você acompanhar o efeito que ela causa no relacionamento da sua empresa. 

É por isso que as métricas devem ser acompanhadas periodicamente. 

Sugerimos que você as acompanhe quase diariamente sempre que lançar um novo fluxo. Assim você detectará as falhas e oportunidades para melhorar o seu conteúdo logo no começo. Depois, separe um tempo para emitir relatórios mensais, trimestrais ou anuais conforme a sua necessidade. 

Como analisar as métricas do fluxo de nutrição?

Fluxo de nutrição - Inspire Digital

Listamos 4 dos principais indicadores para você adotar no seu fluxo de nutrição. Veja como trabalhar com eles: 

  1. Taxa de abertura

Como o nome sugere, a taxa de abertura mostra quantas pessoas abriram o seu e-mail. 

De extrema importância, ela é uma das principais métricas que você deve analisar a cada publicação enviada. Ela indica o quão atrativo é o assunto do e-mail marketing e qual a fatia de pessoas que realmente tiveram acesso à sua mensagem. 

Se a taxa de abertura está alta, significa que você está fazendo um bom trabalho. Já se a taxa de abertura está baixa… É sinal de que o assunto do seu e-mail poderia ter sido melhor. Afinal, o seu e-mail não foi lido!

Na hora de calcular a taxa de abertura, basta seguir a fórmula: 

nº de pessoas que abriram o seu e-mail x 100 / nº de pessoas que receberam este e-mail 

Para você ter como base: os e-mails de um fluxo costumam ter uma taxa de abertura entre 30% e 50%.

  1. Taxa de cliques

A taxa de cliques mostra a porcentagem de usuários que clicaram em cada um dos links do seu e-mail. Ela serve para mensurar a eficiência dos seus call-to-actions. 

Para calcular a taxa de cliques, utilize a seguinte fórmula:

nº de pessoas que clicaram no seu link x 100 / número de pessoas que receberam este e-mail

Tenha como base: a taxa de cliques normalmente está entre 3% e 5%. Um número menor do que este significa que você deve testar outros tipos de CTA. 

  1. Taxa de descadastro

A taxa de descadastro mostra o desinteresse do público em relação aos seus e-mails marketing. É importante analisá-la para avaliar se a frequência e o conteúdo das mensagens passaram a não interessar os leitores. 

Ao calcular a taxa de descadastro, utilize a fórmula: 

nº de pessoas que se descadastraram x 100 / nº de pessoas que receberam este e-mail

É importante lembrar que se um e-mail possui uma taxa de descadastramento maior do que a taxa de cliques, significa que não só o seu objetivo não está sendo atingido, como também você está repelindo o destinatário. 

  1. Taxa de conversão

A taxa de conversão é a mais importante das estratégias. É ela quem mostra a eficiência do seu fluxo de nutrição.

Para calcular a taxa de conversão, utilize:

nº de pessoas que atingiram o objetivo final x 100 / nº de pessoas que completaram o fluxo

Quanto maior for o resultado, melhor!

Ideias de conteúdos para os estágios do Fluxo de nutrição

Fluxo de nutrição - Inspire Digital

Agora que você já sabe tudo o que é necessário para educar seus leads e fazê-los caminhar nas diferentes etapas do funil de vendas, veja alguns exemplos de fluxos simples que você pode implementar:

Fluxo de conversão 

Com o objetivo de incentivar o lead a realizar alguma conversão importante, como solicitar um orçamento ou efetuar uma compra, o fluxo de conversão tem como principal gatilho as páginas visitadas ou o download de alguma oferta de conteúdo. 

Este gatilho é baseado em algum conteúdo. É por isso que você pode criar mensagens personalizadas sobre o assunto em questão. 

Por ser algo personalizado, o lead fica mais propenso a interagir com os fluxos até alcançar o objetivo desejado. 

Veja um exemplo de como nutrir este fluxo:

Dia 1: Cliente demonstra interesse baixando um conteúdo ou favoritando o produto no site 

Dia 4: Disparo de e-mail com a oferta do produto

Dia 6: Disparo de outro e-mail comunicando oportunidade 

Fluxo de treinamento ou acompanhamento

Este fluxo tem como objetivo educar o leitor e otimizar os processos. Ele tem como gatilho a mudança de estágio no funil de vendas. 

Você pode utilizá-lo para recepcionar novos clientes e ambientá-los com a sua marca. Aproveite esta oportunidade para explicar como a sua empresa funciona e otimize o tempo da sua equipe de atendimento ao cliente. 

Veja um exemplo de como nutrir este fluxo:

Dia 1: Contato se transformou em cliente
Disparo de e-mail de boas-vindas com login de acesso à plataforma

Dia 2: Mostrar ao cliente como ele pode fazer melhor uso do seu ambiente

Dia 4: Enviar um guia de boas práticas na plataforma

Dia 6: Enviar um e-mail de avaliação do serviço

Fluxo de reconversão 

O fluxo de reconversão busca incentivar o cliente a realizar novas compras. É uma boa maneira de fidelizar os seus clientes e deixá-los encantados com a sua empresa. 

Nesse estágio você já tem muitas informações sobre o seu cliente, e de acordo com o ciclo da compra do seu produto ou serviço, você pode enviar conteúdos ou promoções que incentivam uma nova transação. 

Veja um exemplo de como nutrir este fluxo: 

Dia 1: Cliente comprou um produto 

Dia 31: Disparo de um produto similar ou complementar 

Dia 42: Disparo de cupom de desconto para produto similar ou complementar

Em resumo, 

Criar fluxos de nutrição pode parecer um bicho de sete cabeças, mas não é. Para isto, você precisa apenas traçar objetivos e estratégias de marketing para cada persona, e então partir para a automação ou segmentar o seu disparo de e-mails marketing. 

Não se esqueça que a análise e otimização também fazem parte deste processo. 

Gostou das dicas? Caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco para mais informações sobre como implementar essa estratégia no seu planejamento de marketing.

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E-mail Marketing: o que é e como conquistar a confiança do seu cliente

E-mail Marketing - Inspire Digital

E-mail marketing é uma das estratégias de conteúdo mais efetivas dentro do marketing digital. Ele visa a fidelização e o relacionamento com o cliente, fortalecendo sua relação com a sua marca. 

E como toda relação é feita de troca… Você escuta o que o cliente tem a dizer e naturalmente oferece o que ele procura. 

Esse canal de comunicação não serve apenas para a conversão.  É no e-mail marketing que você tem um contato ainda mais direto e personalizado com o consumidor, inspirando-o e apresentando soluções, produtos ou serviços fornecidos pela sua empresa.

O que é E-mail Marketing e por que utilizá-lo nas minhas estratégias?

Em poucas palavras, e-mail marketing é o disparo regular de e-mails para públicos segmentados.

Se você já leu o nosso artigo Copywriting: escreva melhor utilizando os gatilhos perfeitos!, vai se lembrar do funil de vendas. São exatamente esses estágios do funil que começamos a pensar quando falarmos da segmentação. Na estratégia de conteúdo do e-mail marketing, clientes e leads que estão num mesmo estágio do funil recebem e-mails similares.

E esses e-mails marketing funcionam como cartas: diretos e humanizados, são pensados especificamente para cada lista de destinatários. Aqui, cada mensagem agrega informação e valor na jornada de compra de cada um dos usuários, educando-os e alimentando o seu relacionamento com a marca. 

E por falar em lista de destinatários… 

Você deve segmentar! Quanto mais, melhor. Faça listas de contatos com os mesmos interesses e que estão na mesma jornada de compra. Defina critérios de segmentação para tornar os envios ainda mais relevantes. 

Algumas ideias de segmentação de lista de contatos são: 

  • Características como localização, idade ou gênero;
  • Interesses gerais, como hobbies e esportes;
  • Histórico de interação, como por exemplo leads captados na última Black Friday;
  • Etapa do funil. 

Saiba que os destinatários do e-mail marketing podem ser vários: desde uma base de leads vindos de diferentes pontos de contato da sua marca até clientes que já efetuaram uma compra, ou ainda aqueles usuários que abandonaram o carrinho no seu e-commerce. 

Você ainda pode coletar e-mails através de formulários no site ou trocando esta informação por materiais ricos. 

Mas atenção: e-mail marketing é diferente de spam!

O único ponto que os destinatários do seu e-mail marketing devem ter em comum é a permissão. Para que os seus e-mails marketing não caiam na caixa de spam, é necessário que o receptor autorize este envio. 

Olha que legal: quando um lead aceita receber os seus e-mails marketing, ele está aceitando estreitar o relacionamento com a sua marca! É a mais genuína construção de relacionamento com o cliente. 

É por isso que suas peças de e-mail devem ter uma comunicação de valor, com conteúdos e promoções que sejam realmente úteis. E-mails que apenas apresentam produtos ou falam sobre o quanto a sua marca é a melhor tendem a ser bloqueados ao longo do tempo. 

Agora que você já sabe o que é ou não e-mail marketing, entenda porque ele é o terceiro canal de marketing mais utilizado no mundo. 

6 razões para começar a fazer e-mail marketing agora!

E-mail Marketing: o que é e como conquistar a confiança do seu cliente - Inspire Digital

Ainda não se convenceu de que o e-mail marketing é uma boa estratégia de conteúdo para o relacionamento da sua marca com o cliente? Então veja só:

  1. Todo mundo tem um e-mail: A caixa de e-mails é um dos poucos lugares que concentram todas as ações que fazemos na internet e fora dela: cadastros, compras e até aulas on-line. É por isso que quando você investe no e-mail marketing, a tendência é alcançar cada vez mais usuários, que não necessariamente estão em outros canais ou redes sociais.
  2. Seu conteúdo será entregue: Ao contrário das redes sociais com seus famosos algoritmos, a caixa de e-mails é democrática. Nela aparecem todas as atualizações que o usuário aceitou receber. Ou seja, o seu conteúdo certamente será entregue.
  3. Possibilidade de rastreio: Aqui vai outra vantagem das newsletters em comparação às redes sociais: quando você envia um e-mail marketing, pode parametrizar os links ou cupons de desconto. Desta maneira, fica mais fácil rastrear a efetividade da comunicação.
  1. Descubra o que o seu usuário deseja: E-mails marketing permitem que você faça testes.
    Não sabe se o público prefere os produtos A ou B? Envie e-mails marketing para diferentes pessoas dentro do mesmo estágio do funil e descubra através de testes A/B.
  2. Comunique o quanto e como quiser: O e-mail é uma tela em branco: essa peça pode ser como você desejar!
    Por não possuir limite de caracteres, elementos gráficos ou links, este formato permite que você se comunique na forma que mais combina com a sua marca. 
  3. Possui um dos ROIs mais altos: É isso mesmo. O retorno sobre o investimento do e-mail marketing é um dos mais altos entre todos os canais de marketing. E a explicação é simples: esta estratégia de conteúdo necessita de baixo investimento e garante altas taxas de conversão.

Para você ter uma ideia, o bom e-mail marketing precisa de apenas três itens: um domínio, uma ferramenta de envio e um profissional para executar esta tarefa.

De acordo com dados divulgados em 2019, para cada $1 investido em e-mails marketing, há $42 de retorno que, dependendo do produto, pode ser ainda maior.

Tipos de conteúdos para usar na sua estratégia

Existem várias maneiras de utilizar o e-mail como recurso de marketing digital. Você pode mesclar três ou mais tipos na sua estratégia, e é esta personalização que vai garantir um contato mais efetivo com o seu público-alvo.

E-mail Marketing: o que é e como conquistar a confiança do seu cliente - Inspire Digital

Veja quais são os tipos de conteúdos mais comuns que você pode utilizar: 

E-mail de boas-vindas 

Logo no topo do funil de vendas, é o material que você envia logo após o usuário se cadastrar. 

Geralmente é um e-mail mais curto. Vale apresentar os ideais da empresa e tudo o que ela tem a oferecer. Utilize textos e ilustrações para demonstrar a sua alegria ao receber este contato. 

Se for um e-commerce, experimente adicionar um cupom de desconto. Com certeza os novos usuários vão adorar continuar recebendo os seus e-mails! 

Newsletter

A newsletter nada mais é do que o próprio e-mail marketing. Ela deve ser enviada em todos os estágios do relacionamento com o cliente, funcionando ainda melhor quando os leads já estão mais avançados na jornada de compra. 

Traduzindo literalmente, newsletter significa boletim de notícias, e é este formato que a sua deve ter. Tanto esteticamente como na frequência. Reúna novidades, infográficos e dicas que possam interessar o seu leitor e envie-os em formato de boletim com certa frequência. 

Você se lembra que no início do artigo falamos sobre segmentação? É aqui que ela entra. 

Neste produto, a personalização do conteúdo é fundamental. Entender as particularidades do seu lead e traduzi-las na newsletter ajuda a estreitar ainda mais o relacionamento com o cliente. 

Dica de ouro: para entender melhor o que o seu lead procura, rastreie os links que ele clica ao ler os e-mails que você envia.  

Promocional

O e-mail promocional é um dos mais comuns e vai além da comunicação de um produto com preço baixo.

Enquanto a newsletter está focada na nutrição, o e-mail promocional visa a conversão. Esta conversão pode ser de visitantes em leads, de leads em clientes, ou até mesmo de clientes em clientes fiéis. 

O e-mail promocional pode (e deve) ser utilizado em qualquer estágio da jornada de compra, mas é importante que ele chegue no momento certo. 

A linguagem aqui é menos inspiracional e mais sedutora. Como você deseja que o cliente tenha uma ação, comunique as vantagens e descontos logo de cara. 

Não se esqueça de inserir um link para cada produto e gaste um tempo extra pensando nos call to actions, os famosos CTAs. Nós garantimos: vai valer a pena!

E-mails transacionais 

E-mails transacionais são aqueles que trazem as informações que o usuário procura, como por exemplo a confirmação de um cadastro, o recebimento de uma solicitação ou pedido, ou o aviso de que o produto já está com a transportadora. 

O foco deste e-mail é a informação, que deve ser simples e objetiva. 

Se fizer parte da sua estratégia, você ainda pode oferecer produtos e serviços complementares em segundo plano. 

Pós-venda

O e-mail de pós-venda é uma boa ferramenta para promover seus clientes a clientes fiéis. 

Experimente perguntar sobre a experiência de compra e oferecer materiais complementares, como instruções de montagem, certificado de garantia e falar um pouco sobre as melhores formas de utilizar o produto comprado. 

Se for um produto digital, aproveite este espaço para deixar o canal aberto para eventuais dúvidas ou diálogos. 

Conteúdo sazonal 

Como o próprio nome sugere, o conteúdo sazonal é aquele enviado em ocasiões especiais. São elas: datas comemorativas, aniversários e até mesmo momentos significativos do cliente ou lead com a marca. 

Este tipo de e-mail tem a função de fazer o destinatário se sentir querido, estreitando assim o relacionamento de vocês. Ele vale para todos os estágios do funil, inclusive para clientes de recompra. 

E já que o assunto é o relacionamento com o cliente…

Construindo um relacionamento com o E-mail Marketing

Já pensou como seria se você tivesse clientes que enxergam a sua marca como um amigo querido? 

Nós respondemos: você teria uma legião de fãs! E as pessoas não só viveriam o seu negócio, como também fariam propaganda sobre ele da maneira mais orgânica possível.

E-mail Marketing: o que é e como conquistar a confiança do seu cliente - Inspire Digital

Esta é a proposta do Marketing de Relacionamento, uma estratégia que busca criar uma relação contínua e progressiva com cada pessoa. 

Na contramão das outras estratégias, o Marketing de Relacionamento vai além da conversão: ele conquista e fideliza os seus clientes

Além disso, o Marketing de Relacionamento permite que você ouça a sua audiência a fim de melhorar as suas soluções. Uma vez que o seu cliente se sente acolhido com respostas rápidas e efetivas, ele fica à vontade para dar feedbacks. 

As chances dessa conversa contínua resultar em um carrinho cheio são ainda maiores.

O Marketing de Relacionamento é um plano de médio a longo prazo, que promete resultados duradouros e sem custos extras. Você pode inclusive, inseri-lo na sua estratégia de e-mail marketing! 

Confira alguns passos para se tornar um ídolo dos seus clientes através do e-mail marketing: 

Passo 1: Autorização

Como já mencionamos, você precisa pedir a permissão do seu cliente para iniciar a conversa. 

Uma boa ideia é começar este contato através de um formulário. Este é um bom formato porque você pode descobrir particularidades como quais são os produtos de interesse, além dos motivos que levaram esta pessoa até a sua marca. 

Passo 2: Conteúdos personalizados 

Aqui você já sabe quem é o seu destinatário. Ofereça, então, conteúdos personalizados. 

E como a base de todo bom relacionamento é a frequência, você pode intercalar os tipos de conteúdos dos e-mails. 

Passo 3: Venda

Neste momento, o cliente já interage e se reconhece na sua marca. 

Apresente alguns produtos que têm a ver com ele e, se possível, ofereça também um benefício. Frete grátis, cupons de desconto e itens exclusivos são sempre bem-vindos. 

Passo 4: Pós-venda 

Não deixe de saber o que o seu cliente achou do produto ou serviço oferecido. 

Se a resposta não for satisfatória, encontre uma maneira de se retratar. 

Caso o cliente esteja satisfeito, aproveite para sugerir produtos relacionados, ou até mesmo um conteúdo rico sobre quais as melhores formas de utilizar o que já foi comprado. 

Não se esqueça de continuar alimentando essa relação com conteúdos sazonais, promocionais e newsletters. 

Invista no e-mail marketing e tenha fãs!

Como você viu, o e-mail marketing pode ser uma estratégia de conteúdo ainda mais efetiva na hora de alavancar o seu Marketing de Relacionamento. Para isto acontecer, você precisa apenas de um domínio, uma ferramenta de envio e de profissionais que planejem e executem essa tarefa. 

É um processo que não varia no orçamento da sua empresa e que gera, dia após dia, cada vez mais lucro. Invista na segmentação e na personalização do seu contato e tenha um relacionamento com o cliente ainda melhor. 

Você já utiliza essa estratégia para se relacionar com o seu público-alvo? Deixe nos comentários quais são suas dúvidas sobre esse assunto e nos diga se gostou do conteúdo!

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Email marketing: o que você precisa saber a respeito

Email marketing
Email marketing

Essa ferramenta é fundamental para integrar estratégias de marketing. Entenda a importância do email marketing e seus diferentes formatos. 

Você é aquela pessoa que “torce o nariz” logo que escuta alguém falar sobre email marketing? Este conteúdo foi feito para que você se livre de uma vez por todas desse preconceito! Essa postura defensiva ainda está muito ligada a um passado recente em que as empresas utilizavam o email como forma de direcionar propagandas e anúncios das mais diversas ordens sem qualquer tipo de segmentação. E isso resultava em situações como o professor de literatura recebendo email de propaganda sobre pesticida. 

Pois bem, o email marketing não ocupa esse lugar de vilão. A verdade é que o marketing digital evoluiu muito, assim como as estratégias para a elaboração de email marketing. De acordo com pesquisa feita pelo Radicati, a estimativa é de que hoje mais de um terço da população mundial use pelo menos uma conta de email. Esse número é expressivo demais para ser ignorado. 

Além desse potencial imenso de alcance, é preciso destacar algumas vantagens do email: 

  • Ele é menos informal do que uma rede social. De um modo geral, as pessoas olham a caixa de entrada com mais cuidado e atenção do que aquilo que costumam “rolar” pela timeline de suas redes sociais no dia a dia.
  • Seu alcance é mais previsível do que uma rede social. Quando você publica uma foto no Instagram ou um textão no Facebook, a publicação não vai alcançar todos os usuários da sua rede, ela será direcionada de acordo com o algoritmo dessas redes sociais. O email, por sua vez, vai para a caixa do destinatário que você deseja alcançar. 
  • O formato é mais livre, você pode moldar o seu email marketing de acordo com o que deseja alcançar. Pode ser um texto longo, curto, mais formal ou mais pessoal, pode ser só texto, como também pode contar com vídeo, imagem, gif, entre outros recursos. A criatividade é livre, o formato ideal vai depender do público que você pretende alcançar.

Sendo assim, está mais do que claro que um email marketing bem elaborado deve fazer parte da sua estratégia de marketing digital. Abaixo, vamos listar alguns tipos de email marketing bem comuns. 

Newsletter

O mais interessante deste formato é que você pode trabalhar os temas de forma mais ampla e com mais leveza. Por ser bem dinâmica, a newsletter permite que você compartilhe conteúdo de relevância (como dicas e avisos importantes), como também anuncie um produto ou serviço para aquele lead que está mais maduro para o momento de compra. É interessante especialmente para empresas que possuem conteúdo vasto (como um blog que é atualizado com constância). 

Email promocional

Esse formato é focado 100% na conversão. Emails promocionais são usados para divulgar promoções de produtos, assim como serviços e produtos gratuitos. Para que sua estratégia com esses emails tenha sucesso, é importante que você trabalhe bem a segmentação de seu público (mas isso é conversa para tratarmos em outro post). 

Sazonal

Como o próprio nome diz, é um formato mais direcionado para datas específicas. No geral, é usado para datas comemorativas ou muito específicas: divulgação de Black Friday, promoção de carnaval, felicitações no aniversário, desejo de boas festas para Natal e Ano Novo, entre outros. De um modo geral, é um formato que dá espaço para uso de mais recursos visuais. O ideal é que o texto seja curto. 

Boas vindas

A primeira impressão é a que fica, certo? Pois bem, de posse dessa informação, tenha em mente que esse é um dos emails mais importantes da sua estratégia. Esse é o momento de sensibilizar seus leads e mostrar para eles que o seu conteúdo é relevante. Não é sem razão que esse email é um grande potencializador da taxa de retorno de novos usuários

Clientes inativos

Neste momento, é importante ter atenção na abordagem. Um cliente inativo não está muito interessado em seu conteúdo e é importante despertar a atenção dele novamente. Sendo assim, para que sua estratégia tenha sucesso, além de uma boa segmentação é importante que você tenha cuidado redobrado para o assunto do email. Ele deve ser forte o suficiente para captar a atenção desse cliente inativo. Seja claro e cativante, este é o momento de evitar que seus emails sejam direcionados para a caixa de spam. 

Lojas virtuais

Os emails são fundamentais para impulsionar as vendas de e-commerces. Para que essas estratégias de venda tenham sucesso, é importante cuidar sempre da lista de emails. Incentive seus leads a preencher cadastros, de forma que você use os dados de forma inteligente para o direcionamento dessas ofertas. Teste formatos diferentes de emails e acompanhe as métricas periodicamente para entender os ajustes que pode fazer. A atenção a esses detalhes é importante para que você se mantenha longe da caixa de spam. 

Automação de email marketing

A automação de emails é uma forma bem inteligente de cuidar do relacionamento com os seus leads, uma vez que a comunicação é personalizada e as mensagens que eles recebem variam de acordo com o caminho que percorrem dentro de seu site. Dessa forma, seus leads recebem informações relacionadas aos temas pelos quais eles demonstraram interesse. O intuito é que ele vá consumindo conteúdo relevante até chegar ao fundo do funil e realizar uma compra. 

Todas as quartas-feiras divulgamos um vídeo esclarecendo dúvidas na nossa página Instagram e LinkdIn. Confira o que comentamos sobre esse assunto lá em nossas páginas! Siga a Inspire no Instagram para ficar por dentro de novidades sobre empreendedorismo e marketing digital.