Inovação, transformação digital e capital humano: entenda a relação entre esses 3 conceitosTempo de leitura: 6 min

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 0 Flares ×

Sabemos que a transformação digital já é uma realidade para muitas empresas. Agora, vamos aprender como ela, a inovação e o capital humano se relacionam?

Não podemos ignorar que já estamos vivenciando a Quarta Revolução Industrial, ou seja, o momento em que a transformação digital impacta diretamente no planejamento estratégico de qualquer empresa. Isso significa que a inteligência artificial (IA), Big Data, Internet das Coisas (IoT), computação na nuvem (dentre outros), muito provavelmente, já fazem parte do dia a dia da sua marca.

Sendo assim, podemos analisar que o cenário está cada dia mais competitivo para todas as organizações que buscam se destacar no seu ramo de atuação. Por isso, entender a inovação, a transformação digital e o capital humano é essencial para continuar prosperando e garantindo a lucratividade dos negócios.

Vamos refletir mais sobre o assunto? Venha conosco e saiba mais!

Entenda o que é inovação, transformação digital e capital humano

Primeiramente, vamos conversar sobre esses três conceitos de maneira isolada, para que, posteriormente, você possa compreender como eles se relacionam. Vamos lá?

Inovação

A inovação é quando a empresa transforma os seus habituais processos em algo mais criativo, identificando ótimas oportunidades para reinventar os seus produtos, serviços, atendimento e muito mais. 

Quando a empresa estuda o mercado, identifica o cenário e volta a sua cultura, missão, visão e valores para atender o consumidor do futuro, certamente, está inovando.

Transformação digital

A transformação digital é quando a sua marca utiliza a tecnologia para modificar alguns processos dentro da empresa, tendo como objetivo:

  • otimizar o processo
  • melhorar os departamentos
  • identificar oportunidades
  • melhorar o desempenho
  • garantir resultados muito melhores

A ideia é ter a tecnologia não somente como um processo superficial, mas sim, utilizá-la como centro de desempenho. 

>> Você também pode gostar de ler: transformação digital, entenda quais são os impactos para a sua empresa.

Capital humano

O capital humano é um dos maiores bens que a sua empresa pode ter, afinal, as pessoas têm o conhecimento, as experiências, as habilidades e as atitudes que promovem o bom desempenho de todas as atividades.

Por isso, é muito importante que as empresas tenham interesse real em capacitação e invistam sempre no aperfeiçoamento do seu time, com cursos, palestras e outros momentos que proporcionem a melhoria nos seus conhecimentos. 

Nesse contexto, um diálogo de autor desconhecido contribui muito com essa reflexão: “- E se treinarmos os funcionários e eles forem embora?
– E se não treiná-los e eles ficarem?” Além do capital humano ser essencial para o sucesso dos negócios, existem muitos outros fatores envolvidos nesse aspecto. 

Veja como a inovação, a transformação digital e o capital humano devem se relacionar

Agora que você aprendeu o significado de cada termo de forma isolada, precisamos refletir sobre como eles se relacionam e qual é a sua importância para as empresas.

Vejamos: é fundamental que a sua empresa utilize a transformação digital para melhorar os processos e otimizar o tempo do time, certo? Da mesma maneira, o capital humano precisa estar fortalecido (com uma boa base de conhecimento) para proporcionar as melhores soluções para as organizações. 

Além disso, não podemos deixar de lado que a inovação precisa ser um fator determinante para cada tomada de decisão estratégica. Portanto, ela precisa nortear a transformação digital e o capital humano para que a sua empresa tenha uma boa vantagem competitiva.

Confira quais são as transformações que estão acontecendo

Atualmente, diversas empresas já investem nesses três conceitos para se destacar. Vejamos agora alguns exemplos de transformações que já estão acontecendo para que você possa se inspirar e começar a investir:

  • investimento em games personalizados para treinar e fortalecer o time
  • utilização da realidade virtual e aumentada para promover treinamentos
  • implementação de estratégias digitais de customer success
  • investimento na robótica para resolver os problemas dos clientes
  • investimento em softwares de automação
  • investimento na automação de marketing para atrair, converter e fidelizar leads e clientes

Veja três dicas de leitura sobre inovação, transformação digital e capital humano

Você gostou de aprender mais sobre a inovação, a transformação digital e também sobre o capital humano? Então, temos a certeza de que você vai gostar de conferir algumas dicas de leitura para que você aprofunde os seus conhecimentos. Bons estudos!

1. Estratégia da inovação radical: como qualquer empresa pode crescer e lucrar aplicando os princípios das organizações de ponta do Vale do Silício — Pedro Waengertner

Um livro interessante sobre a inovação é a “estratégia da inovação radical” escrito por Pedro Waengertner. Pedro é fundador e CEO da ACE (uma das principais startups da América Latina).

No livro, Pedro apresenta oito ideias baseadas em estudos sobre a inovação dos modelos de negócios das grandes empresas do Vale do Silício. Além disso, ele destaca alguns pensamentos disruptivos para que os empreendedores possam refletir e inovar no mundo dos negócios.

2. Transformação digital: repensando o seu negócio para a era digital — David L. Rogers

O livro de Rogers apresenta os principais desafios digitais para os empreendedores. Ele mostra as diferenças entre o antes e o agora, refletindo e evidenciando que o mundo digital deve fazer parte do dia a dia das empresas, encontrando alternativas estratégicas para se manterem ativas.

No livro, ele apresenta cases de sucesso e explica o que são os cinco domínios da transformação digital (clientes, competição, dados, inovação e valor).

3. Gestão do capital humano: gerar valor acrescentado através das pessoas — Ângela Baron e Michael Armstrong

Se você quer ler um livro sobre o capital humano, precisa conhecer a “gestão do capital humano”. Ele aborda o valor das pessoas dentro de uma empresa e apresenta um guia completo para ajudar as empresas a oportunizar a gestão de recursos humanos como uma alternativa para maximizar o impacto estratégico do negócio. 

A leitura possibilita refletir sobre a importância dos colaboradores de uma empresa e como a sua satisfação potencializa o sucesso dos negócios.

A inovação, a transformação digital e o capital humano são três conceitos que devem fazer parte do dia a dia da sua empresa. Afinal, com muita inovação nos processos é preciso investir nas novas tecnologias para que o capital humano possa estar fortalecido e com conhecimento para oferecer as melhores soluções para os seus clientes.

Neste post, você conferiu um pouco mais sobre a inovação, a transformação digital e o capital humano. Se você gostou da leitura, certamente, vai se interessar também em conferir quais são as 11 tendências no marketing digital para 2020.

Não se esqueça que todas as quartas-feiras divulgamos um vídeo esclarecendo dúvidas em nossa página do Instagram e LinkedIn. Confira o que comentamos sobre esse assunto lá no nosso canal! Siga a Inspire no Instagram para ficar por dentro de novidades sobre empreendedorismo e marketing digital! 

Agora, aproveite para me contar: para você, qual a importância da relação entre transformação digital e capital humano?

Compartilhe este post.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seja o primeiro a saber!

Inscreva-se na nossa lista de emails exclusiva e receba as notícias mais recentes da equipe Inspire.

Continue lendo