O que é lead e por que a sua empresa deveria se preocupar com isso?Tempo de leitura: 4 min

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O que é lead Inspire Digital

Toda empresa deseja crescer e se destacar no mercado, e aumentar a cartela de clientes é o primeiro passo para a expansão do negócio. Hoje, com a internet cada vez mais presente na rotina do consumidor, a captação de novos clientes tem sido feita de maneira muito mais estratégica.

As empresas já não atiram para todos os lados: o discurso do Inbound Marketing é focado em atrair os usuários que demonstram interesse prévio nos produtos ou serviços que você oferece. A esses usuários, dá-se o nome de lead.

Em outras palavras, lead é todo e qualquer visitante que fornece, em troca de algum conteúdo relevante oferecido por você, seus dados pessoais. Dessa forma, ele passa a integrar sua lista de contatos, permitindo a você nutri-lo com outros tipos de conteúdo e aumentando as chances de realizar uma venda.

No post de hoje, entenda mais sobre leads e veja a importância deles para o seu negócio:

Leads e a Estratégia Inbound

Você já entendeu a importância dos leads, mas como atraí-lo para a sua empresa? No início de uma estratégia de vendas, todos os seus visitantes ainda são estranhos — eles não conhecem você, e nem você os conhece ainda. Para que eles realizem uma compra, é preciso conduzi-los pelo funil de vendas.

Para atraí-los para seu blog ou site, portanto, é importante criar conteúdo relevante e que realmente seja de interesse dele. Chamados de topo de funil, esses conteúdos são gerados para impactar os internautas, popularizando a sua marca.

Ao final de cada conteúdo, você deve acrescentar um CTA (sigla para Call to Action), uma chamada que convida o visitante a realizar uma ação — que pode ser seguir sua empresa nas redes sociais, comentar no post, baixar um e-book ou conferir outro artigo do blog, por exemplo.

A partir do momento em que o usuário aceita o CTA e completa a ação, ele se torna um lead, autorizado um diálogo com a sua marca. Afinal, se ele clicou é porque se identificou com as informações disponibilizadas por você, demonstrando interesse no seu negócio.

O que é Lead Qualificado?

Um lead qualificado é aquele que possui engajamento com seus conteúdos e com a sua marca. Ele identificou os problemas citados por você em seus conteúdos e começou a considerar adquirir a solução da sua empresa para resolvê-los.

É importante lembrar que, até aqui, o visitante ainda estava no topo do funil. Ele não te conhece, mas se interessou pelo que leu e quis mais, passando então para a próxima etapa: o meio do funil.

No meio, ele receberá conteúdos mais específicos, vendo seus problemas e dúvidas refletidos nesses materiais. A partir daí, ele começará a ver sua marca com mais credibilidade, considerando a solução da empresa como a mais adequada.

Ao considerar fazer negócio com você, o lead chega ao fundo do funil, etapa onde ele saberá mais sobre as soluções da sua marca e onde poderá concretizar a compra.

Logo, um lead qualificado é um cliente em potencial com grandes chances de realizar uma compra.

Por que sua empresa deveria se preocupar com isso?

Além de ser a base de crescimento de qualquer empresa, os leads aumentam a autoridade e o impacto da sua marca das seguintes formas:

1. Gerando oportunidades

Cada visitante que entra em seu funil se torna uma oportunidade de negócio. Mesmo que a compra não seja fechada naquele momento, ele não deve ser descartado. Afinal, um lead bem nutrido pode chamar outros visitantes para se tornarem leads, aumentando suas chances de conversão.

2. Aumentando as vendas

Quando o lead passa por todos os estágios do funil e se torna apto para a compra, a equipe comercial consegue focar melhor no fechamento da venda, cobrindo todas as possibilidades e sendo aquilo que o cliente deseja: uma solução para os seus problemas.

3. Gerando percepção de marca

Mesmo que nem todos os leads cheguem ao objetivo do funil, a divulgação da sua marca é necessária para aumentar sua autoridade e credibilidade na internet. Devido a essa percepção de marca, suas redes sociais, seus canais e seus conteúdos terão mais relevância e mais alcance no mercado.

4. Educando os usuários

A partir do momento em que você monta seu funil e gera conteúdos, você está educando seus visitantes e seus leads, descobrindo suas dores, seus problemas e identificando as soluções necessárias para auxiliá-los.

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