em Inbound Marketing
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Sua empresa já está presente no ambiente digital e você conhece as vantagens da metodologia Inbound. Você considera adotá-la em seu negócio, mas precisa de um direcionamento especializado e não sabe quando ou como os investimentos se converterão em resultados. Aí surge a ideia de contratar uma consultoria de Inbound Marketing.

Mas será que uma consultoria pode, de fato, ajudá-lo? Será que sua empresa está preparada para aproveitar os benefícios que essa iniciativa trará? O que precisa ser alinhado antes de efetivar a contratação? Neste artigo, vamos esclarecer tais questões.

Queremos fornecer subsídios para que você saiba o que esperar da atuação de um consultor ou de uma agência antes de contratá-la. Acompanhe com atenção!

1. O investimento em Inbound Marketing

O fato de estar buscando informações sobre o assunto já atesta que você compreende o potencial do Inbound Marketing e percebe a vantagem competitiva que essa estratégia representa quando bem planejada e implementada. Mas quais são os custos envolvidos? Será que os benefícios e vantagens compensam os investimentos feitos?

O Marketing Digital diz respeito à estratégia de divulgação e posicionamento on-line da empresa e seu produto. Já o Inbound Marketing baseia-se majoritariamente na produção e veiculação de conteúdo educativo e personalizado para seus visitantes e leads.

É claro que os valores e o tempo de investimento vão depender dos objetivos que você espera alcançar. Há empresas que investem até R$ 7.000,00 por mês em sua estratégia Inbound, enquanto outras chegam aos R$ 30.000,00. Esse investimento se refere a:

  • definição de estratégia e planejamento;
  • elaboração e manutenção de um site funcional, rápido e responsivo;
  • otimização para buscadores (SEO) e monitoramento de palavras-chaves;
  • elaboração e veiculação de conteúdo em seus mais diversos formatos (blog posts, e-books, estudos de caso, infográficos, landing pages e CTAs);
  • campanhas de mídias pagas e e-mail marketing;
  • softwares/plataformas de automação.

Todas essas ações terão como resultado a otimização dos processos de captação e qualificação leads e o aumento da taxa de conversão. As vendas de seu produto crescerão, assim como o número de clientes fidelizados.

2. A proposta de uma consultoria

Nesse contexto, qual é o papel da consultoria?

Como o próprio nome já revela, o ato de “consultar” diz respeito a analisar determinada situação e elaborar um parecer a respeito dela. Essa análise é executada por especialistas, que elaborarão um diagnóstico sobre a performance do contratante.

No caso da consultoria de Inbound Marketing, o diagnóstico será focado no marketing de conteúdo, bem como em seu potencial para atrair e cativar clientes. A partir dessa intervenção, será possível criar estratégias para otimizar as práticas já existentes e maximizar os resultados.

Vale lembrar que esse diagnóstico será embasado em dados concretos e quantificáveis, além da expertise do consultor. Assim, uma consultoria pode elaborar soluções para seu negócio, fornecer feedbacks e direcionamentos, identificando para onde seus esforços e recursos devem ser canalizados.

Atenção: o objetivo de uma consultoria não é executar ações, e, sim, concebê-las a partir de uma análise cuidadosa. Contudo, algumas agências e consultores podem incluir em seu pacote de serviços a execução das estratégias traçadas.

3. O valor da consultoria de Inbound Marketing

Dependendo da consultoria contratada, sua empresa terá um investimento mensal ou pontual além dos custos intrínsecos ao Inbound Marketing

O Inbound é uma estratégia de longo prazo, e exige tanto planejamento e cuidado quanto a contratação de novos funcionários ou a ampliação da sede da empresa. Assim, o valor de uma consultoria engloba o tempo e o conhecimento necessário para levantar informações, elaborar um diagnóstico e montar um planejamento estratégico.

Destacamos também que quanto mais especializado for o consultor, e mais completo seu histórico de atuações, mais alto se torna o valor do serviço. Para se tornar um perito em Inbound, esse profissional acumulou anos de estudos teóricos e empíricos, então sua bagagem e a capacidade analítica que provém dela estarão refletidas no valor.

Na Inspire, por exemplo, o investimento inicial é a partir de R$ 5.500,00 (não contempla execução).

4. O retorno sobre investimento (ROI)

Você poderá mensurar quanto sua empresa está ganhando e perdendo com as ações de Inbound calculando o retorno sobre o investimento (ROI). Sua fórmula é:

Receita ou ganho com investimento – Custo do investimento / Custo do investimento

O resultado final é multiplicado por 100, virando uma porcentagem. Essa métrica pode ser empregada para mensurar diferentes cenários e iniciativas dentro da empresa, facilitando a visualização de resultados e a tomada de decisão. 

5. E então, sua empresa está preparada?

Se você está em dúvida sobre contratar uma consultoria de Inbound Marketing, temos uma dica simples: observe sua empresa e entenda o momento pelo qual ela passa. Faça um levantamento e identifique qual segmento precisa de ajuda. É a análise do ambiente e dos processos internos que fornecerá a resposta sobre que tipo de consultoria contratar.

Você precisa de ajuda com o produto em si, com sua distribuição e comercialização? Uma consultoria de Inbound Marketing, ou até de Marketing Digital, não poderá ajudá-lo nesses casos. Você não tem recursos suficiente para aplicar as estratégias elaboradas pelo time de consultores e pensa em guardá-las para o futuro? Não contrate, pois é possível que os planos e ações estejam obsoletos quando você for colocá-los em prática.

Além de propósito e momento, deve haver um alinhamento entre expectativa e realidade, baseado no portfólio da consultoria, em sua oferta de serviços e em seus números. É preciso saber qual sua especialidade e quais as vantagens que ela pode trazer em relação às concorrentes antes de assinar o contrato. Assim, uma vez que a consultoria esteja em andamento, você saberá exatamente o que monitorar e o que cobrar.

Somente a consultoria de Inbound Marketing certa, feita no momento certo, poderá impactar positivamente seu negócio. Como? Gerando diagnósticos, fornecendo treinamentos, criando soluções para gargalos e direcionando tempo e recursos  para estratégias que resultarão em mais leads qualificados e mais vendas.

Se você sente que este é o momento certo de acelerar sua presença nas mídias digitais, definir melhor quem são suas personas e produzir conteúdo sob medida para elas, então conheça a consultoria de Inbound Marketing da Inspire Digital e veja como ela pode ajudar sua empresa nessa jornada!

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