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Existem alguns conceitos fundamentais para quem quer começar uma estratégia de Marketing Digital. Isso porque, além de muitas vezes estarem relacionados a etapas a serem executadas para garantir o sucesso da estratégia, também são importantes no dia a dia dos profissionais da área.

Entre esses conceitos está o de Buyer Persona, ou apenas persona: esse é o primeiro passo na hora de pensar em uma campanha que dê resultados! Ainda não sabe o que é isso ou como defini-la? Confira agora tudo que você precisa entender para escolher a persona certa para o seu negócio!

Como definir buyer persona?

Buyer Persona é um perfil semi fictício que representa o seu cliente ideal. Em outras palavras, trata-se de uma personagem fictícia criada a partir de dados reais do seu público, que abrange as características mais comuns e mais evidentes de uma pessoa que tem todos os motivos para ser seu cliente.

Diferente do público-alvo, que é um conceito abrangente, as personas de uma empresa têm um nome, um rosto e características próprias e específicas. Mas afinal, por que isso é tão importante?

Todo processo comunicativo depende diretamente de “para quem estou falando”. Esse indivíduo, chamado de receptor, vai determinar qual o tom de voz, grau de formalidade, assunto, canal e formato que você vai utilizar. Por isso, falar a um público-alvo é diferente de falar a uma persona.

Exemplo de público-alvo

Jovens, entre 23 e 30 anos, estudantes, moradores da região sudeste, estudantes de cursos na área de engenharia.

Exemplo de Buyer Persona

Nome: João Carlos

Idade: 25 anos

Formação: 8º período do curso de Engenharia Mecânica

Atuação: Estagiário

Objetivos: Ingressar em uma pós em sua área assim que terminar a graduação, para melhorar seu posicionamento no mercado de trabalho.

Problemas: João não sabe qual o primeiro passo a se tomar para ingressar em uma pós e como escolher a melhor opção.

Diante dessas características, uma instituição de ensino pode, por exemplo, começar uma estratégia de Marketing de Conteúdo voltada para as necessidades e objetivos da persona, tornando o conteúdo mais direcionado e efetivo. Assim, você consegue identificar exatamente qual a linguagem, o canal e a estratégia mais indicada para atingir essa pessoa!

Informação importante: uma empresa pode ter mais de uma persona. O que vai determinar a quantidade de personas são os produtos e serviços ofertados e também quais os seus objetivos. Mas é sempre importante manter o foco!

Como construir uma persona?

O primeiro passo para definir a sua persona é selecionar as perguntas que realmente vão te fornecer informações relevantes sobre aquele público. Devem ser levados em conta informações demográficas, psicológicas, interesses e desafios dos entrevistados. Estes devem ser os clientes que você já possui.

Caso você esteja começando sua empresa, a dica é entrevistar pessoas com um perfil que se assemelhe a um comprador ideal, e ao longo do processo ir identificando se os entrevistados realmente seriam potenciais clientes.

Depois disso, é hora de reunir as informações e descartar as que não se encaixam na sua necessidade. Você deve observar os padrões de resposta e determinar qual ou quais são as características comuns a essas pessoas, e assim definir sua persona.

A partir disso, é hora de descrever a sua persona listando todas as características relevantes para você na hora de elaborar sua estratégia de Marketing.

Feitas todas essas etapas, você terá a sua Buyer Persona e poderá começar a planejar as melhores estratégias para atraí-la e torná-la sua cliente! Depois, basta se lembrar de sempre consultar os dados sobre sua persona em todas as etapas de elaboração da estratégia para que elas estejam alinhadas e sejam bem-sucedidas.

Agora, que tal conhecer as outras etapas da elaboração de uma estratégia de Marketing Digital? Assine nossa newsletter e receba os melhores conteúdos que publicamos diretamente na sua caixa de entrada!

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