Saiba o que é funil de vendas e como aplicá-lo em seu négocio!Tempo de leitura: 6 min

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 0 Flares ×

No marketing digital, uma ferramenta muito útil na hora de ajudar a maximizar os resultados da sua empresa é o funil de vendas, que visa acompanhar toda a jornada de compra do consumidor. Mas você sabe o que é funil de vendas?

No post de hoje, responderemos a essa e muitas outras perguntas. Continue a leitura e entenda de vez como o funil de vendas pode ajudar o seu negócio a vender mais!

Afinal, o que é funil de vendas e como ele pode ajudar a minha empresa?

O funil é o caminho percorrido por um consumidor desde o momento em que entra em contato com sua empresa pela primeira vez até o momento em que faz uma compra. Conhecer bem esse processo e saber utilizá-lo para veicular os conteúdos certos ao futuro cliente em cada etapa é uma grande estratégia para maximizar as suas vendas.

O funil ajuda o time de marketing a criar conteúdos adequados para cada fase. Cada conteúdo visa levar o consumidor adiante, para a próxima etapa. Eles são desenvolvidos pensando em temáticas que vão instruir o consumidor, mostrar como sua empresa pode ajudá-lo e convencê-lo de que ela é a melhor opção.

Monitorar essa jornada ajuda ainda a saber qual a hora certa para realizar a abordagem de venda. Quando um consumidor já amadureceu, tendo atravessado as primeiras etapas, e chegou ao momento da compra, é muito mais fácil abordá-lo, pois ele já está bem informado sobre a importância daquele produto ou serviço e preparado para receber propostas.

Etapa 1: Topo do Funil

Aqui, começa a jornada de compra. Seu futuro cliente ainda não conhece bem o seu produto ou serviço e precisa de informações a respeito. Ele acaba de entrar em contato com sua empresa pela primeira vez e, por isso, é importante caprichar para causar uma boa primeira impressão.

Tome muito cuidado com os conteúdos utilizados para persuadir o cliente nessa fase. Ele ainda não está preparado para receber ofertas e, por esse motivo, é interessante mostrar a ele que os problemas que ele possui podem ser resolvidos, sempre com um foco educativo.

Como aplicar?

Em termos práticos, essa é a fase em que a atenção dos possíveis clientes deve ser atraída pela primeira vez. Normalmente, os usuários entram em contato com a marca por meio de ações de segmentação de publicidade paga — posicionamento de anúncios de maneira estratégica —  ou por meio dos resultados das buscas orgânicas.

Do mesmo modo, conteúdos postados em blogs e redes sociais também são capazes de atrair a atenção do público. Para isso, eles devem ser informativos e mais genéricos, além de não estabelecer um foco direto com a marca nesse primeiro momento.

Uma empresa que vende painéis de energia solar, por exemplo, pode elaborar, para essa fase do funil, materiais que expliquem a relação positiva de custo-benefício da tecnologia. Dessa forma, posts como ”10 razões para aderir à energia solar” são uma boa ideia.

Etapa 2: Meio do Funil

No meio do funil, o consumidor já conhece um pouco dos seus produtos e serviços e sabe que eles podem ajudá-lo, mas ainda não está convencido de que sua empresa é a mais adequada.

Mostrar que os seus produtos vão solucionar os problemas dele é uma excelente forma de ganhar vantagem sobre os seus concorrentes e adquirir a preferência do futuro cliente.

Como aplicar?

Digamos que um indivíduo que deseja reduzir as contas de luz de sua casa lembra-se do post ”10 razões para aderir à energia solar”, compartilhado por um amigo em uma rede social, que ele leu há alguns dias.

Essa pessoa já entrou em contato com um conteúdo produzido pela empresa e começou a avaliar a necessidade de implementar a tecnologia em sua residência.

Esse é o momento em que o negócio de painéis solares precisa tentar adquirir dados de contato de clientes em potencial, para que sejam encaminhados para a próxima fase do funil. Informações como e-mail e telefone auxiliam muito nesse processo.

Algumas estratégias que possibilitam o acesso aos dados dos possíveis clientes nessa segunda fase são a elaboração de posts mais aprofundados em blogs, vídeos tutoriais, e-books e newsletter.

Assim, por meio da oferta de conteúdos mais especializados, a empresa pode solicitar essas informações como uma etapa obrigatória para a sua aquisição. Quantas vezes você clicou em um e-book gratuito em um site, mas, para acessá-lo, precisou informar o seu e-mail?

Etapa 3: Fundo do Funil

Na etapa final do funil de vendas, o consumidor já está preparado para comprar. Chegou a hora da tão esperada abordagem de vendas. Nesse momento, você pode falar de preços, de promoções, de formas de pagamento, expor suas vantagens competitivas, entre outras possibilidades. Aqui, o time de vendas deve entrar em cena para tentar fechar o negócio.

Como aplicar?

Ao contrário das fases anteriores, nesse estágio, o tipo de conteúdo que a persona acessa deve ser totalmente especializado e voltado para a empresa.

Seguindo o mesmo exemplo dos tópicos anteriores, aqui é preciso mostrar como o trabalho de instalação das placas de energia solar é feito e porque aquele negócio apresenta a melhor opção do mercado. Assim, ele deve ser a opção que soluciona melhor os problemas e demandas, atendendo de maneira mais completa, os interesses do indivíduo.

Nesse sentido, apresentar pesquisas de mercado, tutoriais e atendimento online personalizado são algumas opções interessantes. Além disso, a equipe de vendas pode ser capacitada para realizar palestras online com o objetivo de responder questionamentos.

É importante ressaltar ainda que a abordagem deve ser direta e transmitir credibilidade, o que pode ser alcançado por meio da exposição de cases de sucesso de outros clientes, por exemplo.

Desse modo, deve-se provar que a empresa possui total capacidade de cumprir todos os pontos que foram prometidos anteriormente nas outras duas fases.

Por fim, conteúdos em blogs que direcionem o possível cliente à compra, de maneira direta, prestando-se a atender dúvidas da persona é outra possibilidade sempre muito bem-vinda.

Como você pode perceber, o funil de vendas permite que você atraia o usuário e o guie melhor pela jornada de compra de acordo com seu nível de interesse. Assim, a educação e engajamento do consumidor em relação a um produto ou serviço ofertado aumenta, aumentando também as chances de efetivar uma conversão.

E você, entendeu o que é funil de vendas? Restou alguma dúvida sobre como essa estratégia pode alavancar o seu negócio? Conte sua opinião pra gente aqui nos comentários!

Compartilhe este post.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seja o primeiro a saber!

Inscreva-se na nossa lista de emails exclusiva e receba as notícias mais recentes da equipe Inspire.

Continue lendo