em Empreendedorismo, Marketing Digital
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Você sabe o que é transformação digital? É um processo no qual as empresas, por meio do uso de tecnologias, realizam mudanças estruturais na forma como atuam com o objetivo de se adequar as novas tendências da economia e demandas dos consumidores, melhorar seu desempenho e obter resultados melhores.

Muito além do que criar um blog ou armazenar arquivos na nuvem, a transformação digital tem mais relação com a gestão do negócio do que com marketing ou tecnologia da informação. Ela envolve a absorção da cultura digital na qual a sociedade já está inserida e a otimização de processos internos da empresa com o objetivo de aumentar a produtividade, melhorar a experiência do cliente e criar novas formas de vender produtos e serviços.

Mas, antes de colocar essa reestruturação em prática na sua empresa, listamos sete perguntas que você deve se fazer para avaliar se essa estratégia é a melhor para você.

1. Por que a transformação é necessária?

De acordo com a Sysorex, empresa especializada em análise de dados, no mundo existe hoje 7 bilhões de dispositivos móveis em uso e 11 bilhões de coisas conectadas à internet.

Por dia, US$ 17 bilhões são gastos em transações com cartão de crédito e US$ 3,7 trilhões em transações de todos os tipos pela internet.

O mercado digital cresce a cada dia e os consumidores querem cada vez mais facilidade na hora de adquirir um produto ou serviço. Nesse cenário, as empresas precisam estar preparadas para atender as novas demandas e não perder oportunidade de negócios.

2. Sua empresa precisa de uma transformação digital?

O uso da tecnologia vem transformando nossas vidas todos os dias. Hoje, qualquer pessoa pode acessar uma infinidade de informação utilizando seu celular.

Os consumidores estão cada vez mais conectados e querem mais facilidade na hora de achar informações e fecharem um negócio. Além disso, os funcionários de gerações mais jovens também desejam aproveitar o uso da tecnologia para facilitar e melhorar seu trabalho. E as empresas precisam se adaptar a isso.

Avalie como a sua empresa está inserida no mundo digital, desde o atendimento ao cliente até as formas como o trabalho é executado internamente. Será que ela está adaptada a nova realidade e necessidades do mundo? Novos modelos de negócio e de interação surgem a cada hora. Sem acompanhar essas mudanças, seu negócio pode ficar ultrapassado e ser superado pela concorrência.

3. Sua empresa, equipe e clientes estão preparados para uma transformação digital?

A transformação digital de um negócio não é um simples upgrade em alguns processos ou a adoção de uma ou outra ferramenta de tecnologia. É uma mudança mais profunda na cultura da empresa. Você, seu time, seus fornecedores e clientes estão preparados para isso?

Escute as ideias, opiniões e sugestões de seus colaboradores e seu público. Envolva-os no processo de mudança. Quanto mais engajados nesse processo sua equipe e seus clientes estiverem, mais eficiente e assertiva será sua transformação digital.

4. Por que não posso apenas esperar para ver o que dá certo em outras empresas?

O mundo está mudando rápido e esperar para se adequar à nova realidade pode ser perigoso. Um estudo da escola de negócios suíça IMD aponta que, nos próximos cinco anos, quatro em cada 10 das principais empresas de cada setor devem perder relevância devido à revolução digital. Entretanto, ainda de acordo com a mesma pesquisa, esse assunto não é considerado importante para 45% das empresas e 30% das companhias preferem esperar para poder acompanhar ações de sucesso de seus concorrentes.

São em momentos como esse, de mudanças rápidas e necessárias, que se decide quem sobrevive e quem irá perecer. Quanto antes sua empresa iniciar um processo de transformação digital, maior vantagem competitiva ela terá sobre seus concorrentes que não acompanharem as mudanças da sociedade. Com isso, ela estará a frente de muitos outros negócios, mantendo sua relevância e sobrevivendo aos novos tempos.

5. Quem deve liderar a transformação digital é a equipe de TI?

Como já dissemos anteriormente, a transformação digital não é uma simples adoção de novas ferramentas e tecnologias na empresa, mas uma reestruturação de toda a cultura da companhia.

Claro que a área de tecnologia da informação (TI) irá participar da implantação da nova cultura e poderá oferecer treinamentos para os funcionários utilizarem as novas ferramentas, mas pensar que todo o processo será de responsabilidade dessa área é um erro.

É necessário que haja uma aproximação entre gestores e a equipe que irá colocar a tecnologia para funcionar. Mas, a transformação digital envolve todas as áreas de uma empresa e é uma estratégia de gestão. Por isso, quem deve estar a frente desse processo são os tomadores de decisão do seu negócio.

6. Quais são os benefícios para sua empresa?

Ao se reinventar para se inserir na atual evolução tecnológica de nossa sociedade, a empresa precisa pensar em novas formas de se organizar e realizar o trabalho internamente. Com isso, muitas mudanças no processo operacional podem acontecer e tornar o trabalho de sua equipe mais simples e eficiente.

Adoção de ferramentas que tornem a comunicação mais rápida entre todos da empresa, automatizem a execução de algumas atividades (como a automação de marketing), permitam a realização de trabalho remoto e facilitem a análise do desempenho do time irão possibilitar que os funcionários foquem mais em atividades estratégicas e permitirão que os gestores tomem decisões embasadas em dados e mais assertivas.

7. Quais são os benefícios para seus clientes?

As novas tecnologias mudaram a forma de se relacionar com clientes. Se antigamente bastava as empresas transmitirem uma mensagem e venderem produtos, hoje os consumidores querem interagir mais com a marca. Eles estão sempre procurando e criando informações sobre o produto e serviço e muitas vezes, por meio de suas opiniões e reviews, acabam influenciando novos consumidores e até mesmo influenciando a reputação das marcas.

Use as ferramentas digitais para conhecer e fidelizar seus clientes. Encontre formas de segmentar seu público para interagir com ele de forma personalizada, monitore as redes sociais para saber o que as pessoas falam de sua empresa e use essas informações em favor da sua marca e ofereça formas mais rápidas e fáceis para seu cliente entrar em contato com você – como SAC 2.0 e chatbots

Torne a experiência de seu consumidor a melhor possível para fidelizá-lo e torná-lo um divulgador de sua marca.

Com um bom planejamento, sua empresa pode realizar um processo de transformação digital com mais tranquilidade e que trará excelentes resultados para o seu negócio.

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